(188) fotos Dia de Nossa Senhora Aparecida: romaria a pé até a capela do Bairro dos Silva

 

Essa atividade católica foi criada há 15 anos pelo falecido abade do Mosteiro Nossa Senhora da Santa Cruz de Itaporanga (O.Cist.), dom Estevão Stork, para que os fiéis itaporanguenses fizessem uma dedicação especial de fé e sacrifícios em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no seu dia, 12 de outubro.

No começo, poucas pessoas participavam mas, com o passar dos anos a quantidade de romeiros foi aumentando.

Católicos e devotos da Santa em comemoração ao seu dia, participaram nesta manhã de 12/10 de uma romaria a pé, liderada pelo pároco padre João Batista, num trajeto de 7 quilômetros aproximadamente até a capela de N.S. Aparecida (que é uma réplica do Santuário Nacional) no Bairro dos Silva.

A romaria teve início em frente a Abadia e à medida que andava, mais pessoas iam aderindo até formar uma grande multidão no final.  O percurso, na maioria de estrada de terra, teve duração de 2 horas e 40 minutos. Muitos fiéis percorreram com os pés descalços.
O trajeto este ano contou com dois sanitários químicos – masculino e feminino – dispostos no meio do percurso, à margem da estrada.

Bem na encruzilhada para o bairro, ao lado da guarita a família Campos Barbosa montou um ponto com mesa para oferecer gratuitamente aos romeiros refrigerante e lanche. Cerca de 1 mil lanches foram servidos.

A recepção dos romeiros na capela do bairro foi muito emocionante, com grande queima de fogos e saudação à Nossa Senhora Aparecida. Em seguida os fiéis formaram fila para tocar a imagem da Santa nas mãos do padre João Batista.

Em seguida, celebração da Santa Missa e continuação da adoração que durará o Dia todo, até à noite, quando ocorre o encerramento com a consagração de N.S. Aparecida.

Notícias relacionadas