1ª Exposição da Revolução Constitucionalista de 32, teve missa solene e apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar de SP

Na sexta-feira (09), na igreja Abacial de São João Batista, o pároco padre Bento Gonçalves celebrou missa em Sufrágio pelas Almas dos que Tombaram em Nossa Terra, na revolução de 1932.

Estiveram presentes os prefeitos Douglas Benini (Itaporanga), José Guilherme Gomes (Riversul), Maria Neres (Barão de Antonina), os presidentes das Câmaras de Vereadores Trajano de Oliveira Filho (Itaporanga) e Junior Barros (Barão de Antonina), o Comandante da Polícia Militar de Taquarituba Capitão André Ricardo de Paulo, e Comandante da Polícia Militar de Itaporanga. 2º Sargento Tobias Teodoro Nogueira, o professor João Castilho, e soldados mirins de Itaporanga.

Minutos antes de iniciar a celebração, houve a entronização das bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e dos municípios de Itaporanga, Riversul e Barão de Antonina ao som do Hino da Revolução Constitucionalista executado pelo Ministério Angelus, em seguida a execução do Hino Nacional.

Após a Santa Missa, a Banda Regimental da Policia Militar de Sorocaba fez uma belíssima apresentação sob a Regência do Maestro Subtenente Campos, que trouxe um repertório variado de grandes sucessos agradando a todas as idades.

EXPOSIÇÃO

Nos dias 09 e 10 de agosto ocorreu na Abadia Nossa Senhora de Santa Cruz a 1a Exposição da Revolução Constitucionalista de 1932 “Nas Trincheiras de Itaporanga”, contou com os expositores Adriano Negrão, Juliano Fogaça e Flávio Lisboa com o Museu Itinerante Oficina Hobby, trazendo fragmentos das batalhas ocorridas em Itaporanga e região, bem como registros históricos e materiais resultados de muita dedicação e pesquisa.

AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer primeiramente a Deus por todo o evento, e por todas as quase 600 pessoas que visitaram a exposição, ao mosteiro cisterciense, na pessoa do Dom Celso, por nos apoiar e abrir as portas de sua casa para abrigar o evento, a paroquia São João Batista, na Pessoa do Padre Bento, que acolheu a associação, por nos acompanhar e orientar nossos passos. Aos membros da Associação por todo o empenho, é uma oportunidade maravilhosa estar com um grupo tão coeso e comprometido. Ao Sr. Flávio Lisboa que prontamente aceitou nosso convite para expor seu acervo com o Museu Itinerante Oficina Hobby, também aos Srs. Euclides da Globogeo, Fábio da Itapograf e a Sra. Patricia Miura da PageWeb, que colaboraram com o material para exposição e divulgação. Também aos nossos patrocinadores Newton da Casa de Carnes Newton, Celso Luch, Vagner Baleia, Pedro Carvalho, Douglas Benini, Dr. Levi Mendes, Trajano e agradecer também a contribuição dos associados. Por fim aos nossos parceiros Restaurante Delucios Grill e Transporte Soares.

SOBRE A ADUSJB

A Associação de Desenvolvimento São João Batista, passou por uma reestruturação iniciada em 2018 com a entrada de novos membros, entre eles os Srs Adriano Negrão e Carlos Juliano Fogaça, grandes entusiastas sobre a história de Itaporanga, em especial o período da Revolução Constitucionalista de 1932.

Ambos há muito tempo fazem pesquisas e escavações para encontrar vestígios dos combates, diante de todo o material encontrado, apresentaram uma proposta de exposição desses materiais com a intenção de propagar essa parte da história pouco divulgada.

Quando falamos na Revolução de 1932, não relembramos somente a história de Itaporanga, mas também das cidades de Barão de Antonina, Riversul e Coronel Macedo, há época da considerados distritos de Itaporanga, fazendo-se necessária e justa a presença destes municípios como parte do evento.

“Está sendo uma experiência incrível, é a primeira vez que montamos um evento do tipo, tem servido de muito aprendizado e crescimento para todo o grupo. Fico extremamente grata a Deus por tudo, é maravilhoso ver as coisas acontecendo, foram muitos obstáculos que tivemos que passar, e a cada um nos tornamos mais fortes e unidos. Gostaria de agradecer a todos os associados, as escolas que vieram visitar a exposição, cada pessoa que aqui passou aumentou em nós a esperança e a vontade de continuar. Graças ao trabalho da Associação São João conseguimos promover resgate cultural e histórico junto a população itaporanguese e região, provando que basta vontade e disposição de fazê-lo. Quero mencionar também a Cabo PM Valéria, que se dispôs prontamente para ajudar na recepção dos convidados na Missa Solene. E espero a todos no ano que vem.” Gabriela Maciulevicius, presidente da associação de desenvolvimento humano São João Batista.

Notícias relacionadas