Cerca de três mil pessoas prestigiaram no final do mês de junho a 1ª Feira de Ciências das Escolas Municipais de Itapeva. Realizada no Itapeva Clube, em duas mostras, a Feira expôs os trabalhos realizados pelos alunos das unidades escolares
durante o 1ª semestre e impressionou os visitantes, tanto pela qualidade quanto pela criatividade.
No total, 60 escolas participaram – 18 de Educação Infantil, 26 de Ensino Fundamental I e 16 de Ensino Fundamental II.
A iniciativa faz parte de uma das ações do Programa Municipal de Educação Ambiental de Itapeva.
Durante o evento também houve votação dos melhores desenhos sobre Educação Ambiental realizados entre as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I pelo público visitante e escolha da logomarca do Programa entre a comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação produzida por alunos dos anos finais, coordenado pela Assistente Técnico Pedagógico (ATP) de Artes, Liliane Correa.
Para a ATP de Ciências, Dylmara Marto, resultado final da proposta da Feira foi satisfatório. “Destacamos o empenho e satisfação entre todos os envolvidos, atingindo todos os objetivos propostos para esse evento, principalmente o preparo de alunos monitores de cada stand e o real desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nas escolas”, enfatizou.
Saiba mais – Sendo uma realização da Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Educação, com a coordenação geral do Centro de Formação Pedagógica, o evento foi uma ação formativa interdisciplinar que envolveu a interação intra escola, escola/comunidade e todas as escolas reunindo os Projetos de Educação Ambiental.
A 1ª Feira de Ciências teve por objetivo promover o incentivo à pesquisa científica (observação, coleta e organização de dados, experimentação, registro de resultados) e estimular sua prática; desenvolver atitudes de responsabilidade, preservação e cooperação com o meio ambiente para garantia da sustentabilidade da vida no planeta e favorecer a tomada de decisões éticas que conduzam a preservação e melhoria da qualidade de vida coletiva.
Foram abordados os temas Sustentabilidade, Coleta Seletiva e Reciclagem, Saúde e Prevenção,
Drogas, Química e Física, Impactos Ambientais, Universo, Água, Ar e Solo, Ecossistemas, Células e Reinos dos Seres Vivos, Alimentação Saudável, Reprodução Humana/Sexualidade e Sistemas do Corpo Humano.
Houve ainda participação especial das Secretarias Municipais da Defesa e Ação Social; Cultura; Saúde e Agricultura; do Centro de Educação Ambiental (Sala Verde); Diretoria de Ensino – Região de Itapeva, COAMARI, CONDEMA e FIBRIA. (Alene Santos, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de Itapeva-SP)