1ª Feira de Ciências de Itapeva reúne mais de três mil pessoas

Feira de Ciências de ItapevaFeira de Ciências de Itapeva1Cerca de três mil pessoas prestigiaram no final do mês de junho a 1ª Feira de Ciências das Escolas Municipais de Itapeva. Realizada no Itapeva Clube, em duas mostras, a Feira expôs os trabalhos realizados pelos alunos das unidades escolares

durante o 1ª semestre e impressionou os visitantes, tanto pela qualidade quanto pela criatividade.

No total, 60 escolas participaram – 18 de Educação Infantil, 26 de Ensino Fundamental I  e 16 de Ensino Fundamental II.

A iniciativa faz parte de uma das ações do Programa Municipal de Educação Ambiental de Itapeva.
Durante o evento também houve votação dos melhores desenhos sobre Educação Ambiental realizados entre as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I pelo público visitante e escolha da logomarca do Programa entre a comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação produzida por alunos dos anos finais, coordenado pela Assistente Técnico Pedagógico (ATP) de Artes, Liliane Correa.

Para a ATP de Ciências, Dylmara Marto, resultado final da proposta da Feira foi satisfatório. “Destacamos o empenho e satisfação entre todos os envolvidos, atingindo todos os objetivos propostos para esse evento, principalmente o preparo de alunos monitores de cada stand e o real desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nas escolas”, enfatizou.

Saiba mais – Sendo uma realização da Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Educação, com a coordenação geral do Centro de Formação Pedagógica, o evento foi uma ação formativa interdisciplinar que envolveu a interação intra escola, escola/comunidade e todas as escolas reunindo os Projetos de Educação Ambiental.

A 1ª Feira de Ciências teve por objetivo promover o incentivo à pesquisa científica (observação, coleta e organização de dados, experimentação, registro de resultados) e estimular sua prática; desenvolver atitudes de responsabilidade, preservação e cooperação com o meio ambiente para garantia da sustentabilidade da vida no planeta e favorecer a tomada de decisões éticas que conduzam a preservação e melhoria da qualidade de vida coletiva.

Foram abordados os temas Sustentabilidade, Coleta Seletiva e Reciclagem, Saúde e Prevenção,
Drogas, Química e Física, Impactos Ambientais, Universo, Água, Ar e Solo, Ecossistemas, Células e Reinos dos Seres Vivos, Alimentação Saudável, Reprodução Humana/Sexualidade e Sistemas do Corpo Humano.
Houve ainda participação especial das Secretarias Municipais da Defesa e Ação Social; Cultura; Saúde e Agricultura; do Centro de Educação Ambiental (Sala Verde); Diretoria de Ensino – Região de Itapeva, COAMARI, CONDEMA e FIBRIA. (Alene Santos, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de Itapeva-SP)

Compartilhar

Notícias relacionadas