1º Fórum de Turismo da Região Turística dos Cânions Paulista e Alto Vale

.Aconteceu na última terça (24), o I Fórum de Turismo do Vale do Ribeira, organizado pelo Programa de Articulação Regional FGV/SEBRAE com apoio da RT dos Cânions Paulista, Coordenadoria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itapeva, Senac, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, entre outros.

O evento que aconteceu no Parque Pilão d’água em Itapeva, contou com a participação de gestores estaduais, municipais, empresários, representantes da sociedade civil e participantes interessados no desenvolvimento das atividades turísticas nas cidades envolvidas em projetos da região Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira.

Durante o 1º Fórum de Turismo foram abordados e debatidos em painéis temáticos os seguintes temas:

“Educação para o Turismo” com participação do Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, Clodomiro Jr. O painel foi mediado pelo articulador regional SEBRAE/FGV Carlos Alberto Pereira Jr, contando com a participação da diretora de Turismo de Itapirapuã Paulista, Eliana Bereta.

“Promoção e Desafios do Turismo no Sudoeste Paulista e Vale do Ribeira” que teve como palestrante Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

Foram tratados no painel assuntos relativos a estruturação dos serviços públicos e empreendedorismo privado do mercado de turismo, narrando a experiência de sucesso do desenvolvimento do turismo em Brotas.

O painel foi mediado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Itapeva, Leonardo Ferreira, com participação da prefeita de Bom Sucesso de Itararé, Vanderleia Souza, do coordenador municipal de Turismo de Itapeva, Márcio Yamauchi, e do presidente da Associação Comercial de Capão Bonito, Ary Russo.

“Promoção do Turismo em meios Digitais” com os palestrantes Tiago Tomazella, consultor da SETUR do Governo de São Paulo e Marcelo Serafim da Agência Viva Vale.

O painel foi mediado pelo interolocutor da RT Cânions Paulistas, Edilson Moraes, tendo como participantes os empresários Ademilson Oliveira (Rancho XV), Michele Busnelo (Agência Econativa) e Heverton Moreira (Pedra Chata Turismo).

“Estruturação de Produtos e Destinos Turísticos” com palestra do Coordenador de Turismo da Secretaria Estadual de Turismo, Rodrigo Ramos.

O painel teve como moderador Wilber Rossini, líder da articulação regional SEBRAE/FGV, com paticipação de Luis Guilherme Sanches, gerente regional do SEBRAE Sudoeste Paulista e José Eduardo Martelli do SEBRAE São Paulo.

Na oportunidade, também foi apresentado o site da RT dos Cânions Paulista, uma proposta que visa dar visibilidade à governança regional e também aos municípios integrantes da região turística.

Notícias relacionadas