Governo de SP pede novo parecer do Comitê Científico sobre uso de máscaras; tinha anunciado flexibilização do uso em áreas abertas a partir de 11/12

Após confirmação da Ômicron no estado, grupo formado por médicos fará reunião para avaliar uso de máscaras em ambientes abertos O Governador de São Paulo, João Doria, solicitou ao Comitê Científico do Governo do Estado uma nova avaliação sobre a necessidade do uso de máscaras em ambientes abertos, após a confirmação de dois casos em São Paulo (um casal vindo da África) com a variante Ômicron do coronavírus. O parecer deve ficar pronto na próxima semana, após reunião do grupo formado por médicos. No último dia 24, o Governo de…

SP confirma os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil

Homem de 41 anos e mulher de 37 anos vindos da África do Sul contraíram Covid-19 pela nova variante, detectada pelo Albert Einstein A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (30) os dois primeiros casos importados da nova variante Ômicron do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil. A confirmação foi feita após sequenciamento genético no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, com qualidade já avaliada e atestada pelo Instituto Adolfo Lutz do Governo de SP. Os dois casos de Ômicron (B.1.1.529) são de homem de 41…

Sidnei Almeida: Efeitos da Pandemia sobre o Turismo

Possivelmente alguns dos leitores devem estar se perguntando o porquê de falarmos novamente sobre efeitos da pandemia em um setor da economia, sendo que há poucas semanas falamos que provavelmente caminhávamos para o fim da pandemia. Se acertar uma previsão econômica já é difícil, imagine quando esta é acompanhada de outra ciência (neste caso da saúde). É verdade que a previsão foi equivocada, mas além do fato de o mundo voltar a se preocupar com nova onda e nova variante (infelizmente – Ômicron é a variante do momento), os efeitos…

CATI/CDRS oferece capacitação para produção de Produtos de Origem Animal

Em continuidade à capacitação continuada que vem sendo realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS) Regional Bauru, dia 29 de novembro mais de 50 profissionais da medicina veterinária estiveram reunidos para dirimir dúvidas e debater os temas relacionados, em especial, à responsabilidade técnica dos médicos veterinários quanto à inspeção de produtos de origem animal e validação para o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para comercialização de produtos como derivados do leite, como queijos e iogurtes; de carne bovina e/ou outras, como linguiças; mel e outros. O coordenador…

Riversul: Escola Lázaro Soares desenvolve projeto “Vamos ler um clássico!”

A Escola Estadual Professor Lázaro Soares, de Riversul (SP), desenvolve um interessante projeto cujo objetivo é incentivar os alunos para a literatura, de forma que leiam as principais obras clássicas da literatura brasileira, que ao longo da história tem acrescentado conhecimentos a todos que passaram pelos bancos escolares. Dentre as obras sugeridas, entre outras estão o romance naturalista “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, publicado em 1890; “Meu Pé de Laranja Lima”, romance infantojuvenil de José Mauro de Vasconcelos, publicado em 1968, e “Iracema”, de José de Alencar, publicado em 1865.…

Fartura(SP) promoverá corrida de São Silvestre 2021 em 31 de dezembro; inscrição até 29/12, por 1 kg alimento não perecível

Inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 29 pelo site: http://bit.ly/saosilvestre_fartura2021; evento acontecerá às 17h. A premiação, além das medalhas, será em dinheiro A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Esportes, promoverá a Corrida de São Silvestre 2021. A participação é restrita para moradores do município e as inscrições podem ser realizadas pelo site: http://bit.ly/saosilvestre_fartura2021, até dia 29 de dezembro. Neste canal também pode ser acessado o regulamento da prova de rua. O evento está marcado para o dia 31 de dezembro, Dia de São Silvestre, com…

Vitrine para outros estados, flexibilização de licenciamento ambiental no PR facilita vida de piscicultores

Produtor de Itambaracá conseguiu documentação após longa espera de 12 anos A flexibilização automática de até 10 hectares para produção e criação na área da pesca irá ajudar pequenos produtores que antes tinham muitas dificuldades em conseguir a documentação necessária. O secretário de aquicultura e pesca do Governo Federal, Jorge Seif Junior destacou essa desburocratização no Paraná.“Uma excelente iniciativa, porque a maioria dos nossos produtores estão em dois, três ou quatro hectares, então trouxe para dentro milhares de produtores. 90% da nossa produção de aquicultura são pequenos produtores, agricultores familiares,…

Agricultura e Abastecimento de SP lança no site da CATI/CDRS o Guia de Plantas Aromáticas e Medicinais com acesso gratuito

A partir de agora, novembro de 2021, quem tiver alguma dúvida sobre as principais plantas medicinais, poderá acessar, gratuitamente, o Guia de Plantas Aromáticas e Medicinais lançado no formato e-book, de forma fácil e acessível a todos. O Guia foi elaborado pela engenheira agrônoma Maria Cláudia Silva Garcia Blanco, da Divisão de Extensão Rural, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), especialista em plantas medicinais e aromáticas, tanto em seus variados usos como no cultivo dessas plantas, que pode ser feito em jardins, hortas, quintais, vasos ou de forma comercial.…

Por que o autismo em meninas é menos comum?

*Dr. Clay Brites é pediatra, neurologista infantil e um dos fundadores do Instituto NeuroSaber As diferenças existentes normalmente quando comparamos comportamentos típicos de homens e mulheres podem fazer com que as meninas tenham o diagnóstico de autismo com mais atraso do que os meninos. Isso faz com que pais, cuidadores e profissionais procurem menos os sintomas de autismo em meninas. Elas têm mais autoconsciência, senso de empatia e tenta “se encaixar” mais socialmente que eles. Isso pode significar que elas têm a capacidade de ‘esconder’ os sintomas do autismo na…

2º BPM-PR promove atividades sobre o Novembro Azul

Aconteceu na manhã hoje, 29/11/2021, no Salão Nobre do SENAC de Jacarezinho, as atividades referentes ao Novembro Azul, realizadas pelo 2º Batalhão de Polícia Militar. O evento contou a presença do Subcomandante do 2º BPM, Major Márcio Jaquetti, do comandante da 1ª Companhia, Capitão Anderson Cristo Piske, policiais militares de Jacarezinho e profissionais de saúde. Abrilhantaram os trabalhos, as palestras realizadas pelo Médico Urologista, Dr. Thiago Suzuki e o Psicólogo, Dr. José Francisco Silva, com temas voltados à saúde masculina, sobretudo a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata,…