Artigo: Paradoxos paulistas na Revolução de 1932

*Paulo Niccoli Ramirez – O movimento que resultou na Revolução de 1932, iniciada no dia 09 de julho, foi consequência da oposição dos paulistas ao golpe de Estado deflagrado por aliados de Getúlio Vargas dois anos antes. A situação pôs fim à chamada República Velha, caracterizada pela descentralização política e ampla autonomia dos Estados da Federação governados por oligarquias locais. A ascensão de Vargas em 1930, num primeiro momento, opunha em São Paulo os liberais e as oligarquias cafeeiras. Enquanto os liberais, constituídos por uma classe média urbana, apoiaram timidamente…

ONU: Agência alerta para severo déficit de trabalho em áreas rurais pelo mundo

Estudo concluiu que a exposição a químicos traz sérios riscos de saúde para produtores agrícolas especialmente crianças, mulheres grávidas e amamentando. Organização Internacional do Trabalho, OIT, diz que é preciso aumentar a proteção social para todos, especialmente após a pandemia; líderes sindicais e outros representantes dos trabalhadores falam em urgência e prioridade. Cerca de 80% das pessoas mais pobres do mundo vivem em áreas rurais. E muitas estão enfrentando um déficit severo de trabalho. A informação resulta de um estudo que tem a coautoria da Organização Internacional do Trabalho, OIT.…

Itaporanga (SP): Festa do Bairro da Onça começa nesta sexta-feira (08); confira a programação

A Festa de São Bento, promovida pela Paróquia de São João Batista de Itaporanga (SP) e comunidade, começa nesta sexta-feira (08) e vai até domingo (10) Dia 08 (sexta-feira) 17h – Santa Missa19h – Início das festividades, com vendas de assados, salgados, doces, refrigerantes e binguinhos; Dia 09 (sábado) 18h – Santa Missa, e após, leilão de prendas vivas e continuação das festividades 21h – Show com Tiago Neco; Dia 10 (domingo) 09h30 – Estádio Barbozão, junto a Praça Massao Assano, futebol pelo 1º Amistoso Troféu Dito Lopes, no entre…