(211 fotos) Santana do Itararé viveu o 2º dia da sua II Feira do Produtor Rural

Santana do Itararé continua fazendo sucesso. Na noite desta sexta-feira (07) um grande público compareceu para prestigiar as atrações da feira, dentre elas, dois grandes shows: Bruno & Dione e Matheus Vilela. Neste sábado a expectativa é de um público ainda maior no show da Banda Santa Isabel.

Muito bem planejada, a feira tem um visual muito bonito, toda coberta com tendas adequadas a cada finalidade e com espaços decorados com muito bom gosto em obras de paisagismo, bancos e tendas mobiliadas para os agricultores comercializarem os seus produtos artesanais (mel, queijos, doces e etc).

No setor das baias onde estão expostos o gado leiteiro dos pequenos produtores do município, o ItapoNews registrou uma série com cerca de 20 fotos, que traz de cada baia informações com o nome do sítio, nome do proprietário, área, quantidade de vacas e a produção de leite de cada uma.

Esses dados são muito interessantes, pois mostram a eficiência produtiva de cada uma e surpreende o visitante: por exemplo, uma minúscula propriedade de 3,7 alqueires consegue manter 30 vacas leiteiras produzindo diariamente cerca de 600 litros de leite.

Isso tudo torna o município de Santana do Itararé um dos maiores produtores de leite do Norte Pioneiro paranaense e do vizinho sudoeste paulista.
Mas, para isso, existiu entre os pequenos produtores um líder, Nivaldo Michetti, que há alguns anos conseguiu aumentar a produção leiteira na sua propriedade usando técnicas simples. Poderia ter mantido isso só pra sí, mas num gesto de grande homem, optou por dividir o conhecimento e depois de um trabalho persistente, ele conseguiu convencer os companheiros a adotar as mesmas técnicas.

Hoje, Nivaldo continua produzindo leite e, muito requisitado, viaja o país inteiro levando o seu conhecimento, ministrando palestras e mostrando a experiência de sucesso feita em Santana do Itararé-PR. Esse trabalho dele tem ajudado muito os pequenos produtores de leite em todos os cantos do Brasil.

E o ciclo de palestras da Feira continua neste sábado (08): Às 09h30, Alfredo Alemão – Manejo Adequado de Dejetos Animais na Bovinocultura de Leite; às 10h, Samuel Oliveira – Viabilidade Técnica e Econômica da Produção de Leite a Pasto; e às 19h, o grande líder Nivaldo Michetti – A Mudança que Vem do Leite.

Notícias relacionadas