Resgate do Civismo: Riversul comemora o 7 de Setembro

 

Como uma das poucas cidades brasileiras, Riversul, através dos departamentos de Educação e Cultura, comemorou na manhã desta segunda-feira (07/09) os 193 anos da Independência do Brasil.

Participaram da solenidade em um palco na Praça Prefeito Aparecido Barbosa, o prefeito Vicente de Paula Garcia, o vice-prefeito Elias dos Santos, o diretor de Saúde João Augusto de Oliveira, os vereadores Osni Correa Machado, João Batista de Almeida Neto, Miguel Ferriel Munhoz, Tarcisio Aparecido Bagatin, Alessandro Cardoso da Rosa e José Israel Rabelo, professores, coordenadores e diretores de escolas. Também esteve presente, o professor João Batista Bíglia, autor e intérprete da música do Hino Oficial de Riversul, que teve letra de Claudemir Vaz de Campos.

Abrindo o desfile, o coordenador de Cultura Jone Duarte fez um breve resumo da história do Brasil, que culminou, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo, com o Grito da Independência de Portugal, dado pelo então príncipe regente Pedro de Alcântara de Bragança, que em 12 de outubro foi proclamado Imperador do Brasil, com o título de Dom Pedro I. Com essa Independência o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.

Em seguida, o prefeito Vicente de Paula Garcia fez um rápido discurso sobre a importância daquela comemoração cívica, agradeceu as presenças dos vereadores, dos professores, coordenadores e diretores de escolas, e falou sobre a primeira execução do Hino Oficial de Riversul  (letra de Claudemir Vaz de Campos e música e interpretação do regente João Batista Bíglia), escolhido no último 31 de julho em concurso realizado na Câmara Municipal.

Dentre outros assuntos, Vicente Garcia observou o momento de crise pelo qual o Brasil passa, com problemas políticos, econômicos e casos de corrupção.

Desfile – Numa bem planejada ação dos dois departamentos, todas as escolas – municipais e estaduais – do município participaram de um desfile cívico com o tema “A Riqueza de um Pais na História de sua Gente”, que mostrou a diversidade cultural das regiões brasileiras.

A cultura, o folclore, a religiosidade, as festas populares, as música e seus variados ritmos, os costumes e a culinária com seus pratos típicos de cada região e seus respetivos estados foram mostrados através dos alunos com roupas e cartazes de fácil interpretação.

O desfile, com a participação da Banda Marcial Municipal, teve início na EM Dirce Mendes Coluço e percorreu quase toda a extensão da Rua Justino Brizola, até ao palco com as autoridades na Praça Aparecido Barbosa.

A diretora Municipal de Educação Luciana Maria Bíglia Ferreira, junto com professores, coordenadores e diretores de escolas, se mobilizaram para esse evento. A cada bloco do desfile que chegava à frente do palco, a própria direção da respectiva escola complementava com mais detalhes o significado da apresentação. Confira as imagens

 

Notícias relacionadas