2º Flor e Ser no Campus – Novos Plantios em Nossas Vidas

O mês de setembro nos proporciona um momento incomparável e sempre muito aguardado: o início da Primavera. A estação das flores! Tempo em que os dias ficam claros e o sol brilha mais forte. Um período rico em cores, aromas e ideal para celebrar a vida.

Momento em que descobrimos que nossa existência é um constante renovar, do semear ao florescer. As boas energias da primavera nos impulsionam a realizar gestos, muitas vezes simples, mas cheios de significado e capazes de melhorar nossas vidas e das pessoas a nossa volta. Os dias de setembro são pródigos em revelar o verdadeiro sentido da vida que merece ser cuidada com amor, leveza e responsabilidade.

Ao mesmo tempo que vivenciamos esse momento de celebração, infelizmente há um triste e difícil ponto para o qual devemos ficar atentos: o suicídio. Um fenômeno complexo, de várias causas, que pode afetar qualquer pessoa, mas possível de ser prevenido. Devemos ficar sempre alertas às pessoas próximas, analisando comportamentos e condutas.

O Flor e Ser é uma ação que proporciona a oportunidade de pensarmos e agirmos de forma renovadora, como novos plantios, e visando sempre uma nova vida, um novo nascer. Mostrar como a vida deve ser cuidada, a fim de nos permitir, sempre, um novo despertar.

Participe! Confira abaixo nossa programação.

Data: 21 a 25 de setembro de 2020

Local: Complexo HCFMB (distribuição de sementes) e atividades on-line
Ações

• Dia 21 de Setembro – 19 horas

Live de Abertura: “# As flores no caminho”, com Floriana Bertini – Médica especialista em Cardiologia e Medicina Nuclear pela USP, atualmente desenvolve suas atividades no serviço de Ergometria do Hospital Albert Einstein e no Laboratório Fleury Medicina e Saúde.

• Dia 22 de Setembro – 19 horas

Live: “Os benefícios de se conviver com a natureza em casa”, com Nathália de Souza Parreiras – Doutora em Agronomia e Horticultura pela Unesp.

• Dia 23 de Setembro – a partir das 18 horas

• 18 horas – Live: “Atividade Física e Saúde”, com Maria Deisy Terumi Ueno – Profissional de Educação Física, supervisora do Projeto de Extensão Saúde Ativa, doutoranda em Ciências da Motricidade, orientada pelo professor Eduardo Kokubun da Unesp Campus de Rio Claro.

• 19 horas – Live: “O Cuidado como modo-de-ser”, com Maria Luísa Vichi de Campos – Médica psiquiatra, mestra e doutora em saúde coletiva pela Unesp, atualmente desenvolve suas atividades no Ceatox do Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp e Maria Cristina Pereira Lima, médica psiquiatra, mestra pela UNICAMP e doutora pela USP, professora e atual diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu.

• Dia 24 de Setembro – 19 horas

Live – “Conexão com a natureza e os benefícios com a saúde”, com Karina Pavão Patrício, Prof.ª Dra. do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu e Coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB, e Eliseth Ribeiro Leão, pesquisadora, docente pesquisadora e docente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

• Dia 25 de Setembro – 19 horas

Live de Encerramento: “# Há Flores no Caminho?”, com Floriana Bertini – Médica especialista em Cardiologia e Medicina Nuclear pela USP, atualmente desenvolve suas atividades no serviço de Ergometria do Hospital Albert Einstein e no Laboratório Fleury Medicina e Saúde.

As lives poderão ser acompanhadas na página do Facebook e no canal do Youtube do Hospital das Clínicas de Botucatu.

Iniciativa

Gerência de Relações Institucionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (GRI – HCFMB)

Organização
Núcleo de Eventos Institucionais do HCFMB (NEI– HCFMB) Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB (NHS– HCFMB)
Apoio

Grupo de Trabalho e Desenvolvimento em Recursos Humanos (GTDRH) – FMB, Núcleo de
Comunicação, Imprensa e Marketing (NCIM) – HCFMB, Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (NUMIS) – FMB, Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) – FMB, Central de Altas e Internações – HCFMB, Ambulatório de Especialidades do HCFMB, Ambulatório de Funcionários/Servidores do HCFMB.

Parceiros

Sindicato Rural de Botucatu, HorgBio (confirmar demais parcerias)

Realização

FAMESP

Hospital das Clínicas de Botucatu – HCFMB Faculdade de Medicina de Botucatu

Notícias relacionadas