50 anos do câmpus da Unesp em Botucatu: Diretores frisam papel da universidade

SONY DSCAo abrir a semana de celebrações dos 50 anos de criação da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB)- embrião do que seria a Unesp a partir de 1976- os diretores das quatro unidades universitárias (Instituto de Biociências de Botucatu e as faculdades de Medicina; Ciências Agronômicas e de Medicina Veterinária e Zootecnia)

participaram nesta segunda-feira, 22 de abril, de uma mesa-redonda promovida pela Rádio Emissora de Botucatu, a PRF8.

IMG_20130422_094008

Integraram a mesa as professoras Maria Dalva Cesario (diretora do IBB), Silvana Artioli Schelini (diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu-FMB), além dos professores João Cury Saad (diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas- FCA- e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus), José Paes de Almeida Nogueira Pinto (diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- FMVZ) e Carlos Alberto Macharelli, representando o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, atualmente autarquia da Secretaria de Estado da Saúde, mas vinculado durante décadas à Unesp.

Mediado pelos radialistas Maurício Seródio e Haroldo Amaral, o programa apresentou aos ouvintes particularidades de cada unidade, seus projetos de pesquisa científica, relação com a comunidade por meio de projetos de extensão e o ensino universitário. Os professores Joel Spadaro e Flávio Maçoni, foram convidados como comentaristas e deram seus depoimentos sobre a história da universidade em Botucatu.

Na abertura do programa, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto frisou as mudanças significativas que o município passa em seu desenvolvido. Muitas das parcerias têm como agente a Unesp, conforme frisado pelo chefe do Executivo local. “A presença da universidade é significativa em Botucatu, que se tornou uma cidade diferente após a vinda da Unesp. Ela é um dos pilares da nossa qualidade de vida e desenvolvimento”, disse.

Durante as duas horas de programa, os diretores ressaltaram a identidade singular em que as unidades construíram nestas cinco décadas, além da relação próxima com a cidade. “A FCMBB foi instalada pela força dos botucatuenses”, disse profª Silvana Schellini, diretora da FMB. “Embora sejam quatro faculdades diferentes, elas não perderam a identidade comum nestes cinquenta anos”, completou prof. Saad, da FCA.

“O Instituto de Biociências se orgulha em ter sua missão ser uma das unidades que contribui para a formação de pesquisadores e profissionais qualificados. Tivemos uma divisão física com a criação da Unesp, mas a comunidade universitária sempre trabalhou de forma mútua”, ressaltou profª Maria Dalva Cesario. “Botucatu lutou muito para a concretização de sua universidade e sabemos da importância desta relação”, complementou prof. Paes, diretor da FMVZ.

Após cinquenta anos de desenvolvimento e crescimento, a Unesp, em Botucatu, possui ampla e consolidada estrutura de ensino. Suas unidades concentram 3601 alunos matriculados nos onze cursos de graduação, 2076 pós-graduandos sob a tutela de 602 professores. A universidade ainda é responsável por empregar mais de 2 mil servidores técnico-administrativos. (Flávio Fogueral, Assessoria de Comunicação e Imprensa IBB Unesp).

IMG_20130422_102315

Notícias relacionadas