56ª Festa de N.S. Aparecida no Bairro São Francisco, em Itaporanga-SP

 

(91 fotos) – Foi realizada no Bairro São Francisco nesta quinta-feira, 12/10/2017, a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chegou à 56ª edição. Essa comemoração sempre tem início com a celebração de uma missa em honra à padroeira do Brasil, e neste teve o padre Tiago como celebrante.

História – Essa festa teve início com uma movimentação liderada pelo morador do bairro Zé Camilo, no ano de 1961, em agradecimento a uma graça alcançada que beneficiou a todos.

Naquela época, um pouco antes do mês de outubro, ocorria um longo período de seca que estava prejudicando os pequenos sitiantes do bairro e das imediações.

Zé Camilo (já falecido) então fez uma intenção e pediu chuva para aliviar o sofrimento de todos. Após alguns dias a chuva veio e durou três dias, recuperando pastagens e parte das lavouras. Ele então, no mesmo ano, decidiu realizar, no dia 12 de outubro, a primeira Festa de Nossa Senhora, reunindo os moradores para uma missa e para um almoço farto em agradecimento à graça alcançada.

A partir de então, a comemoração não mais parou, sempre se revezando entre os moradores da comunidade que ajudam doando prendas (leitoas, frangos e bois) e trabalhando nos preparativos da comida que é servida gratuitamente a todos que comparecem.

Esse trabalho de preparação, que os moradores fazem com muita satisfação, começa um dia antes e os voluntários vão até de madrugada, para deixar pronta a refeição que começa a ser servida após a missa, benção da bandeira com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a troca no mastro, sob grande queima de fogos.

Tudo para essa festa e almoço é doado pelos moradores do bairro, e a refeição farta e deliciosa – neste ano teve arroz, feijão, salada de batas, leitoa assada e churrasco com refrigerante – é servida gratuitamente aos que comparecerem.

Notícias relacionadas