Mosteiro de Itaporanga completou 84 anos nesta quarta-feira, 05/08

Reveja matéria feita pelo ItapoNews na comemoração dos 75 anos – 05/08/2011 às 18h49 – Os monges e as comunidades das paróquias de Itaporanga, Riversul, Barão de Antonina e Cel. Macedo estão em festa hoje com a comemoração das Bodas de Brilhante (75) anos da Abadia Nossa Senhora de Santa Cruz, O.Cist. Às 19h30, com a participação do Coral Santa Cecília de Riversul será celebrada missa solene presidida por Dom  Bruno Fromme, abade emérito de Himmerod (Alemanha), concelabrada pelos abades D. Luis Alberto Ruas Santos,  e D. Mauro-Giuseppe Lepori, Abade Geral da Ordem Cisterciense, junto com todos os padres e monges que entoarão cânticos em latim. Essa celebração será transmitida por rádio através da internet http://www.radiosaobernardo.abadiaitaporanga.org.br/
A primeira residência dos monges foi na casa da esquida(seta) da XV de Novembro com a São João, onde hoje é a residência de Gilberto Valente, da Cantina da Pizza. Sabe-se que essa, quando da vinda dos monges era habitada por freiras que atuavam no município
 cheg
A chegada dos monges em Itaporanga no dia 05/08/1936 foi registrada em 1988 por Leônidas Chueri, na revista Nossa História, Nossa Terra e Nossa Gente. Escreveu ele “Foi a 5 de agosto de 1936 que chegavam em Itaporanga os Monges Cistercienses.

O povo em massa, acorreu a entrada da cidade, acompanhado pelas duas Bandas de Músicas locais, a fim de dar as boas vindas aos monges e testemunhar-lhes o seu sentimento católico.

Falou nessa ocasião o Cel. Vicente Russo do Amaral e também a oradora Geni Gonçalves de Oliveira, representando os alunos do Grupo Escolar da cidade.

Notava-se a presença de quase a totalidade da nossa população e foi uma verdadeira beleza a demonstração de seus sentimentos religiosos deste povo, recebendo de corações abertos os Padres Cistercienses.

Aquela festa ficou gravada em nossas lembranças e também na fotografia que ilustramos esta página”, escreveu o saudoso Leônidas Chueri. 
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
cheg1
Monges pioneiros, e ao centro o 1o. abade, Atanázio Merkle
cheg2
Monges pioneiros, e ao centro o 1º. abade, Atanázio Merkle
cheg3
As bandas de música na recepção dos monges
cheg4
Contemporâneos de um passado recente

 

 

Notícias relacionadas