Ação Social de Itaí incentiva estruturação familiar

Uma família estruturada formará indivíduos saudáveis e felizes para a vida social. Este foi um dos ensinamentos deixados aos itaienses beneficiados do Programa Renda Cidadã na reunião do dia 22 de fevereiro. A palestrante convidada foi a assistente social do Fórum de Itaí, Lucia dos Santos. Ela falou que é na família que o indivíduo começa e aprende a se relacionar com as pessoas.

Explicou que as crianças são seres vulneráveis e em desenvolvimento, por isso contam com leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente para ajudar em sua proteção. Castigar, encarcerar, machucar, humilhar e abandonar intelectualmente um menor foram alguns dos crimes contra a criança citados pela palestrante.

Na família também é preciso resguardar a mulher da violência e dos maus-tratos, lembrou Lucia. Ela falou da Lei Maria da Penha, que prevê punições àquele que pratica violência doméstica, sobretudo contra a mulher.

Presentes na reunião estiveram a coordenadora da Ação Social, Rosmari Albuquerque, e a assistente social Vanderly Cândido Baú. Ao final do encontro elas conversaram com os usuários sobre a continuidade do Programa Renda Cidadã, que neste ano contempla 145 famílias itaienses com renda per capita de até meio salário mínimo. Este benefício social promove ações complementares e concede apoio financeiro temporário direto à família, visando à autossustentação e a melhoria na qualidade de vida da família beneficiária. O valor repassado mensalmente pelo Governo Estadual via agência bancária, é no valor de R$ 80 reais.

Para a usuária Márcia Rodrigues, da vila Capitão Cesário, a administração do programa vai muito bem em Itaí. Ela conta que gasta o benefício em vestuário, alimentação e pagamento de contas. Também elogia a qualidade do lanche servido aos participantes da reunião todos os meses.  O atendido Nilton Atanazio Ferreira, do Jardim Brasil, também valoriza o encontro mensal do programa e os profissionais nele envolvidos. “É importante participar da reunião para conhecer o trabalho que é feito em nosso benefício. Não é só ir ao banco e sacar o dinheiro do programa”, avalia. A próxima reunião do Programa Renda Cidadã ocorre em 29 de março. (Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaí-SP)

Notícias relacionadas