Administração de Itararé amplia número de participantes atendidos pelo programa Ação Jovem

No total, 94 já são beneficiados; mais 53 serão atendidos em breve – No ‘Dia do Jovem’, celebrado nesta sexta-feira (13), o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, comemora o crescimento do número de participantes atendidos pelo programa Ação Jovem.

De iniciativa do governo do Estado de São Paulo, o programa é coordenado na cidade pela Secretaria Municipal de Assistência Social e repassa aos contemplados R$ 80,00 por mês como incentivo a manter a frequência escolar.

Atualmente, 94 jovens atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Centenário são beneficiados. Em breve, mais 53, atendidos no Cras da vila Novo Horizonte, passarão a também fazer parte do programa.

Conforme Heliton, a intensificação das inscrições, através do Cadastro Único, foi primordial para que a cidade ampliasse o número de favorecidos.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perucio, é através dos dados do Cadastro Único que o governo define quem serão os contemplados. “A listagem dos aptos chega até os Cras, onde é feito o contato com o favorecido. Após selecionado, o jovem passa a ter monitorada suas frequências em sala de aula, podendo perder o benefício conforme seu desempenho”, explica.

Segundo ela, o repasse da bolsa é realizado diretamente ao jovem, por meio de cartão magnético bancário. “Esta é uma forma de atingir os objetivos do programa que visa incentivar o retorno e/ou a permanência na escola; estimular a conclusão do ensino médio; promover ações complementares; propiciar o acesso a cursos profissionalizantes e favorecer a iniciação no mercado de trabalho”, expõe.

Para o prefeito, o Ação Jovem propicia mais do que um valor financeiro. “Estudar é essencial para nosso desenvolvimento pessoal, é disso que nossa cidade precisa”, destaca.

Critérios – Para fazer parte do programa é necessário estar com o Cadastro Único atualizado, ter de 15 a 24 anos, cursar o ensino médio ou o Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e ser de baixa renda. Para fazer ou atualizar o Cadastro Único é necessário ir a rua Dr. Pedro de Alencar, 230, atrás da praça Matriz, portando os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho (com ou sem registro), comprovante de renda, comprovante de endereço atualizado, certidão de casamento ou nascimento e a declaração de matrícula escolar. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3532-4350.

Notícias relacionadas