Aeroespacial: Botucatu ganha colégio modelo da Embraer

Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (7)Foi inaugurada na manhã da última segunda-feira (4), em Botucatu, a mais nova unidade do Colégio Embraer no Estado de São Paulo, batizada de “Casimiro Montenegro Filho”, em homenagem a um dos idealizadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A solenidade contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto e demais prefeitos da região beneficiadas pela iniciativa; secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli; entre outras autoridades.

Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (3)

A escola modelo idealizada pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foca na excelência acadêmica de alunos egressos da rede pública de ensino. Ela tem capacidade para 360 alunos e está localizado ao lado da Unidade Embraer Botucatu, em terreno cedido pela Prefeitura. A instalação do colégio demandou investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões.

Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (7)

Ensino gratuito e de qualidade – A primeira turma do novo colégio, com 120 alunos no 1º ano do Ensino Médio, iniciou as aulas do ano letivo de 2013 nesta segunda-feira, dia 4. Os alunos selecionados recebem bolsa integral de estudos, uniformes, materiais didáticos, alimentação na escola e transporte. As aulas são ministradas em período integral, de segunda a sexta-feira.

Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (5)Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (6)

Todos os alunos são oriundos da rede pública de ensino (estadual e/ou municipal) em Botucatu ou outras sete cidades da região (Anhembi, Areiópolis, Bofete, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel) e, após se inscreverem para o Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho, tiveram de superar um processo seletivo conduzido pela Vunesp do qual participaram cerca de 1.200 candidatos. Todos os professores e funcionários foram contratados na região. 

Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (4)A nova escola funciona nos mesmos moldes do Colégio Embraer – Juarez Wanderley, em São José dos Campos, que já formou 1.800 alunos desde sua criação em 2002. Integralmente mantido pelo Instituto Embraer, o colégio tem se mantido entre os melhores do Estado de São Paulo, segundo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2008, seus alunos têm regularmente conquistado 100% de aprovação nos vestibulares, sendo mais de 80% nas universidades públicas.

O modelo educacional, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos dez anos de atividade do primeiro Colégio Embraer, fundamenta-se em três objetivos: excelência acadêmica, orientação para o mundo do trabalho, e formação cultural, social e ambiental. O novo Colégio terá o mesmo projeto pedagógico e de gestão, com salas de aula, biblioteca e modernos laboratórios.

Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (2)

Homenagens e avaliações – Na inauguração da unidade educacional em Botucatu, Pedro Ferraz, diretor superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, prestou homenagem a Marcos Montenegro e Beatriz Montenegro, respectivamente filho e neta de Casimiro Montenegro Filho. Ele ainda lembrou que há exatos 11 anos era inaugurado o Colégio Embraer “Juarez Wanderley”, em São José dos Campos, que tem transformado a vida de jovens através da educação. “Com orgulho dizemos que a educação está no DNA da Embraer. Acreditamos que essa herança genética tenha sido passada para ao Instituto Embraer e, consequentemente, para o Colégio Embraer”, disse Ferraz, que agradeceu os esforços da Prefeitura em viabilizar a obra e aposta que o colégio seja uma ação transformadora na vida dos alunos. “Temos a expectativa que este colégio transforme a vida desses jovens, que às vezes não teriam a oportunidade de deslumbrar um futuro diferente, um crescimento pessoal e profissional na vida deles. A ideia é que eles possam levar não só para as suas vidas pessoais essa mudança, mas que eles também estimulem e levem algumas soluções e perspectivas para suas comunidades, o que cria um ciclo virtuoso de crescimento, de vontade de modificar”, completou.

O vice-presidente executivo de operações da Embraer, Arthur Coutinho, também esteve presente na festa de inauguração do colégio, do qual tem certeza que irá gerar impactos profundos em Botucatu. “O padrão de excelência que a gente tenta obter com estes empreendimentos (colégios), faz com que o nível de educação suba no município como um todo. E nós temos compromisso com as comunidades onde a gente tem nossas principais unidades. Aqui em Botucatu, nossa unidade é importante dentro do contexto da Embraer, na qual fizemos grandes investimentos. A gente quer devolver um pouco à comunidade de Botucatu o que a gente recebe de força de trabalho, de apoio”, justifica.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, que na oportunidade representava o governador Geraldo Alkmin, ficou impressionado com a estrutura e qualidade do colégio. “O importante é pegar essas experiências boas que se tem de educação para levar isso ao ensino público. Já acertei com o Pedro (Ferraz), que logo depois do Carnaval, nosso coordenador de ensino profissionalizante vai conversar com o pessoal da Embraer para ver quais são as experiências que eles têm que a gente possa aplicar na rede pública. Se é um modelo de sucesso, por que não seguir?”, argumenta.

O prefeito João Cury Neto homenageou agentes importantes no processo de construção do Colégio Embraer como a Assembleia Legislativa de São Paulo, que aprovou em menos de 20 dias a doação da área do Governo do Estado de São Paulo para a Prefeitura de Botucatu. “Também apoiamos a parte de maquinário e mão de obra, para que pudéssemos viabilizar a inauguração deste colégio o mais rápido possível”, salienta.

Inauguração Colégio Embraer - Foto Marco Magnoni (1)O Chefe do Executivo Municipal também enalteceu o vínculo da empresa aeronáutica com a Cidade, e os benefícios que o novo colégio trará aos jovens que buscam um futuro melhor. “Ter a Embraer é uma dádiva, gera emprego e renda para o Município, fortalece a região, o que já seria digno de aplausos. Mas agora em Botucatu, ela transcende o seu papel original. Botucatu se une de forma umbilical a este projeto, que traz para nós a certeza que só estamos fortalecendo a vocação que temos no nosso slogan: a Cidade das boas escolas. Precisamos de formação de gente, dos valores que estão embutidos nessa empreitada que são ética, honradez, respeito, disciplina, hierarquia, coisa que o mercado exige de todos nós. Um mercado altamente exigente, mas também carente de bons profissionais. O País só não cresce mais porque não tem gente formada com esses valores. Gente em primeiro lugar. É isso que busca o Instituto Embraer e a Prefeitura”, afirma. (Da Secretaria de Comunicação de Botucatu)

Serviço
Colégio Embraer – “Casimiro Montenegro Filho”
Avenida Alcides Cagliari, 2.160 – Jardim Aeroporto
Telefone: 3811-2520
Mais informações: www.institutoembraer.com.br

Notícias relacionadas