Afinal, por que o HC está lotado? Boletim oficial HCFMB esclarece

Frente ao cenário atual e considerando o aumento do número de casos de síndrome gripal não só em Botucatu, mas em toda a região que depende do seu atendimento, o HCFMB esclarece:

Nosso hospital é referência no atendimento Estadual. Todos os dias, uma comissão especial implanta medidas para garantir a assistência não só ao município de Botucatu, mas às 68 cidades que o HCFMB atende, com abrangência de cerca de dois milhões de pessoas.

Alta demanda

Com o avanço da variante Ômicron e a redução das medidas essenciais de prevenção, o HCFMB atua com uma alta demanda de atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, além de outras causas. Alguns pacientes que necessitam de internação por outras patologias acabam testando positivo para coronavírus no rastreamento interno.

Isolamento de pacientes

Com a necessidade de isolamentos, há uma redução considerável do número de leitos. Quando o paciente precisa de isolamento, quartos com leitos coletivos passam a contar com apenas um leito, já que os outros leitos deste mesmo quarto não podem ser ocupados.

Alto número de funcionários afastados

Atualmente, o HCFMB conta com 215 profissionais cumprindo isolamento por síndrome gripal. Destes, 115 são servidores assistenciais. O cenário de déficit de pessoal acumulado desde antes da pandemia impacta na assistência ao paciente e sobrecarrega a equipe de cada área, que acaba trabalhando com um número menor de funcionários.

O HCFMB reitera mais uma vez que neste momento está atuando acima da capacidade e todas as unidades do complexo não podem mensurar o tempo de atendimento. Continuamos todos os dias analisando o fluxo de atendimento e reforçando a conscientização e prevenção entre a população, servidores e principalmente pacientes.

Por fim, pedimos a todos que mantenham os cuidados essenciais, como o uso de máscara, álcool gel e que evitem aglomerações.

As informações oficiais do HCFMB são divulgadas exclusivamente pela Superintendência, deacordo com a comissão especial via assessoria de imprensa e em seus canais de comunicação.

O HCFMB evidencia seu compromisso em promover atendimento digno e de qualidade a todos os pacientes neste momento.

Abaixo, infográfico explicativo e tabela com números de pacientes que ocupam leitos de isolamento neste momento.

Vivian Abilio
Assessoria de Imprensa – GCIM HCFMB

Notícias relacionadas