Agentes comunitários itaienses passam por treinamento

A Secretaria Municipal da Saúde realizou na última sexta (18), na Casa de Agricultura de Itaí, um treinamento voltado ao aperfeiçoamento profissional dos agentes comunitários de saúde. O assunto estudado foi a base de dados do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) do Ministério da Saúde.

 

Participaram do encontro os agentes das Unidades de Saúde da Família da Vila Capitão Cesário, Jardim Monte Alto e Jardim Brasil. As instrutoras foram as enfermeiras, Daniele Tavares dos Reis, Fabíola Corral da Silva e Imara Cristina Barros, que explicaram a forma correta de cadastrar as informações no sistema. 

O SIAB é o principal instrumento de monitoramento das ações de Saúde da Família pelo Governo Federal.  Por meio dele, obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. E deve ser alimentado mensalmente, pois é através desse sistema que o Ministério da Saúde envia os repasses ao município, a não alimentação do SIAB poderá acarretar a suspensão de verbas ao município, o que prejudicaria o bom desenvolvimento das Unidades de Saúde da Família.

 

Notícias relacionadas