Agricultura de Precisão é novidade na 11ª Agrifam

Tecnologia de informação é aplicada para o aumento da produção rural – No Ano Internacional da Agricultura Familiar, a Agrifam terá em sua 11ª edição, a ser realizada no início de agosto, a tecnologia que permite ampliar o controle e a manutenção da propriedade rural, resultando em diminuição de custos e aumentar a produtividade: a agricultura de precisão. A tecnologia ainda dialoga com as necessidades da preservação ambiental, pois contribui para reduzir a contaminação da natureza pelos defensivos utilizados.

O agricultor que visitar a Agrifam poderá conferir o trabalho de institutos, universidades e empresas, que irão expor os benefícios de aparelhos, instrumentos e serviços da tecnologia de precisão agrícola. “Essa tecnologia foca no pleno controle e desenvolvimento da propriedade rural, resultando em economia no investimento e ampliação do lucro com aumento da produção”, comenta o presidente da Fetaesp, Braz Albertini.

Na área Institucional, a Embrapa Instrumentação apresenta ao público um drone, veículo aéreo não tripulado, que poderá ser utilizado por pequenos produtores na gestão da lavoura. Junto com o aparelho serão demonstrados os softwares desenvolvidos para análise das imagens captadas. Essas imagens são usadas para facilitar o levantamento de falhas de plantio, obtenção de mapas de estágios de desenvolvimento da lavoura, localizar doenças, deficiências e pragas, presença de plantas invasoras, dentre outras. Para complementar a ação, a agricultura de precisão será o tema abordado em palestra ministrada por especialista da Embrapa, no sábado, às 10h30, no auditório central da Feira.

Na comercialização de produtos e serviços, uma empresa especializada em agricultura de precisão, estará apresentando os benefícios da alta tecnologia voltada para a prática agrícola, baseada no princípio da variabilidade do solo e clima.

Irrigação – A Embrapa também apresentará sensores que representam um avanço no manejo e controle da irrigação, seja no âmbito doméstico ou em campo. São três tecnologias: o Sensor de Diedro, que funciona como um termômetro para medir a umidade do solo e substratos; o Sensor IG miniatura, que é adequado para acionar a rega automática de vasos e de mini-hortas e ainda pode ser utilizado para manejo e controle automático de irrigação pelos agricultores, pois utilizado em conjunto com um irrigador comercial, libera automaticamente o gotejamento; e o Sensor Turgormeter, que avalia o nível de água na planta, próprio para uso em tecidos macios, como frutas, hortaliças e plantas ornamentais.

SERVIÇO:
11ª Agrifam – Feira da Agricultura Familiar
Data: 1, 2 e 3 de agosto
Horário: 8h às 17h
Local: Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”
Endereço: Avenida Lázaro Brígido Dutra, 300 – Lençóis Paulista/SP
Entrada e Estacionamento Gratuitos
Mais informações: (14) 2106-2828
www.agrifam.com.br

Notícias relacionadas