Agricultura e Abastecimento: Conselho da SAA debate ações de prevenção e combate a incêndios e questão fitossanitária do Estado

Na reunião do Conselho da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) realizada nessa quinta-feira (19/05) e conduzida pelo secretário Francisco Matturro, os conselheiros debateram temas sobre ações de prevenção e combate a incêndios e a situação fitossanitária para a retirada da vacina de febre aftosa, no Estado. Assuntos de interesse dos setores produtivos e de grande importância para a economia do Estado.
A SAA, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Cetesb, Artesp e DER e entidades privadas ligadas ao agronegócio desenvolveram um conjunto de ações para orientar e engajar os produtores rurais do Estado sobre a importância do uso de técnicas de manutenção das faixas lindeiras.

Os avanços para a conquista do status de Estado livre da febre aftosa, sem vacinação, foram apresentados aos conselheiros. Na oportunidade, Luiz Fernando Bianco da Defesa Agropecuária relatou os resultados da reunião realizada com o ministro da Agricultura (MAPA) Marcos Montes, em Brasília – DF, onde esteve acompanhando o secretário Francisco Matturro, Claudio Brisolara, do departamento Econômico da FAESP e Fernando Buchalla, da Defesa Agropecuária da SAA.

Nas resoluções do Conselho, Francisco Matturro orientou que a secretária promova a interação da frota AgroSP+Seguro; caminhonetes equipadas para segurança no campo e os caminhões-pipas entregues aos municípios pelo Governo do Estado dentro do Programa Nova Frota SP no trabalho de prevenção e combate aos incêndios com a participação dos municípios.

Dentre os temas sugeridos pelos conselheiros para a próxima reunião está o Rotas Rurais. O programa, em parceria com o Google, que georreferencia propriedades e estradas rurais, fornecendo endereço digital, possibilita o recebimento de correspondências e entregas e garante cidadania aos moradores do campo.

Além do secretário, participaram da reunião do conselho, o subsecretário Orlando Melo de Castro, o chefe de gabinete Ricardo Lorenzini, Caroline Matos, CATI São Paulo, Luiz Fernando Bianco, coordenador do Centro de Defesa Agropecuária, o coordenador de Relações Institucionais Ariel Mendes, a diretora de comunicação regional Fernanda Domiciano, Octávio Muniz, coordenador de comunicação, Dourival Bramont, o assessor de comunicação e gabinete e os conselheiros Antônio Júlio de Junqueira Queiroz, da Credicitrus, Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, ABQM, Eduardo Vasconcellos Romão, ORPLANA, Ibiapaba Netto, Citrus Br, Monika Bergamachi, ABAG Ribeirão Preto, Pedro Estevão Bastos de Oliveira, ABIMAQ, Pedro Misutani, UNICA, Ricardo Barbosa, ABREAV e Tirso Meirelles; FAESP/SENAR-SEBRAE.

Notícias relacionadas