Agricultura familiar: Itaí abre perspectivas a seus produtores junto a CONAB

O prefeito de Itaí, Luiz Antonio Paschoal participou de uma reunião convocada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) juntamente com representantes das prefeituras de Avaré, Arandu e Cerqueira César. A boa noticia é que a CONAB está com projetos de…
 

 
aumentar o número de Centrais de Abastecimento, CEASA, em regiões do Estado para fomentar a formação de  cooperativas de agricultura familiar. 
 
     
 

Ari Santos, diretor da CONAB, ficou entusiasmado,  e citou como ponto de partida o incentivo do Dr. Paschoal ao instalar uma central comunitária de beneficiamento de café no bairro Santa Terezinha.

Para incentivar a agricultura familiar na geração de renda, o prefeito itaiense também foi pioneiro na região a aderir ao Programa Nacional de Alimentação Escolar  –  PNAE.
O programa consiste na transferência de recursos financeiros do governo federal aos municípios para aquisição de gêneros alimentícios de produtores rurais da sua cidade destinados à merenda escolar.   
 

A Conab acompanha a trajetória da produção agrícola brasileira  desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor. O  projeto de aumentar o número de Centrais de Abastecimento é para oferecer infraestrutura ao pequeno produtor e,  para dar volume a comercialização,  incentivar a formalização com associações e/ou cooperativas de agricultores familiares. Pelo programa da CONAB poderá receber  antecipadamente até 100% dos recursos para compra de matéria-prima, embalagens e rótulos, pagamento de produtor/fornecedor e despesas com beneficiamento. 

Formalizada as normas operacionais, as associações e/ou cooperativas de agricultores familiares poderão entregar sua produção diretamente na instituição beneficiada. (Com a assessoria de comunicação)

 

 

Notícias relacionadas