Alckmin entra na luta pela Fosfoetanolamina

 

O deputado estadual Ricardo Madalena (PR) junto com o professor doutor Gilberto Chierice (pesquisador da USP de São Carlos responsável pela fosfoetanolamina sintética), os advogados Fabio Maia e Henrique Camacho que assessoram o professor, o defensor público federal do Rio de Janeiro; Daniel Macedo; e Bernadete Cioffi; paciente que tratou o câncer com a fosfoetanolamina; os deputados; estadual Roberto Massafera e federal Lobe Neto; reuniram-se com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, por mais de duas horas. A audiência com o governador foi solicitada pelo deputado Madalena, no dia 20 de outubro.

Para Madalena, a atenção dada ao professor Gilberto pelo governador Geraldo Alckmin e o compromisso de ajudar em ações que possam facilitar a fabricação da fosfoetanolamina e as pesquisas clínicas trará mais esperança para muitas pessoas portadoras de câncer. De acordo com o deputado, algumas medidas foram definidas durante a audiência. “Iremos nos reunir com o ministro da Saúde; Dr. Marcelo Castro; nesta sexta-feira (27/11), no Palácio dos Bandeirantes, para ver a possibilidade de liberação da fosfoetanolamina, até que se façam os testes clínicos.

Uma alternativa que será avaliada é a liberação do uso da substância conforme a lei federal 10.742/2003 que no artigo 24 diz que ‘estão isentos de registro medicamentos novos, destinados exclusivamente a uso experimental, sob controle médico, podendo, inclusive, ser importados mediante expressa autorização do Ministério da Saúde’.

No encontro, será discutido também como poderá ser feita a fabricação da fosfoetanolamina, se será ampliado o laboratório do Instituto de Química da USP de São Carlos, se quem assumirá a fabricação será a FURP (Fundação Para o Remédio Popular) ou mesmo por outro laboratório. A audiência também servirá para tratar como poderão ser feitos os testes clínicos exigidos pela ANVISA, junto aos hospitais da rede pública do nosso Estado. Agradeço a atenção do governador Geraldo Alckmin, pois a morte não espera os testes”, disse Madalena.

professor Gilberto Chierice e o deputado Ricardo Madalena
professor Gilberto Chierice e o deputado Ricardo Madalena

O professor Gilberto Chierice acredita que foi positivo o encontro com Alckmin. “Eu acho que tudo aquilo que ele falou, nós vamos cumprir porque ele é incisivo”, comentou o professor.

A conversa com o governador também agradou Bernadete Cioffi. “O governador demonstrou profundo interesse no assunto”, falou a paciente.

Para o advogado Fábio Soares, “esse com certeza foi o momento em que se teve um direcionamento mais incisivo onde realmente foram analisadas as alternativas de maneira mais concreta, mais factível. Uma série de situações onde observamos um obstáculo ou outro, o próprio governador apontou soluções, apontou direcionamentos, então, seguramente, vamos conseguir uma evolução satisfatória”. (Da assessoria do deputado estadual Ricardo Madalena(PR)

Foto 1: Henrique Camacho, Daniel Macedo, Ricardo Madalena, Gilberto Chierice, Geraldo Alckmin, Bernadete Cioffi, Lobe Neto, Roberto Massafera e Fabio Maia no Palácio dos Bandeirantes.
Foto 2: Gilberto Chierice e Ricardo Madalena no Palácio dos Bandeirantes.
Foto 3: Geraldo Alckmin, Gilberto Chierice, Roberto Massafera e Ricardo Madalena no Palácio dos Bandeirantes.

Compartilhar

Notícias relacionadas