Alckmin estará em Avaré anunciar recuperação do Horto Florestal

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, dentro de 15 a 20 dias, o governador Geraldo Alckmin virá à Estância Turística de Avaré para visitar o Horto Florestal da cidade e assinar todos os convênios necessários para o início das obras de recuperação do Lago Ornamental ali existente. Em reunião realizada no último dia 11, o prefeito Rogélio Barcheti apresentou ao governador fotos…

veiculadas pela imprensa local e por sua Secretaria de Comunicação, que demonstram a gravidade da situação. Mediante as fotos, o governador decidiu priorizar a reforma da reserva, que já fazia parte do cronograma de obras do governo do Estado.

Os convênios a serem assinados na cidade de Avaré totalizam R$ 750 mil reais e garantirão a triplicação da barragem do horto e o desassoreamento do local. Com essa triplicação, a barragem suportará um volume de água 20% maior do que o atingido com as chuvas que acabara por destruir a antiga, consideradas as mais intensas dos últimos setenta anos no município. 
 
 
Beraldo, Alckmin e Barcheti

Após a conclusão das reformas no lago de um de nossos maiores cartões postais, o horto contará ainda com mais uma conquista do prefeito Rogélio Barcheti, que será a implantação uma Praça de Exercício de Idosos no local, nos moldes da já existente na CAIC, além de reformas do palco de shows dentro do lago e da pista de cooper, propiciando grandes opções de lazer a toda a população avareense.

HORTO

A Floresta Estadual de Avaré – Uma das unidades de conservação dentro do perímetro urbano, situa-se no Bairro Ipiranga, na Rua Pernambuco, s/n.º, onde também é conhecida como Horto Florestal. Criada em 1.945, pelo Decreto n.º 14.908 de 01 de agosto de 1.945 e Decreto n.º 44.390 de 05 de janeiro de 1.965, época em que o estado desapropriou algumas terras particulares.

O Horto Florestal é um verdadeiro recanto da natureza, com uma área de 95,30 hectares, árvores raríssimas e vasto gramado. A floresta conta com viveiro de mudas, amplas áreas gramadas e um espaço para recreação com parque infantil, quiosques, churrasqueiras, bebedouros, bancos e mesas. Há um Centro Cultural aberto à visitação e uma trilha educativa que pode ser percorrida.

Desde 1.981 a Floresta Estadual de Avaré vem se estruturando para que as comunidades locais e regionais possam usufruir de novas opções de turismo, lazer, além de desenvolver atividades educacionais e ambientais.

A Trilha Educativa monitorada pode ser percorrida nos seus 2,5 km; no trajeto encontram-se arvoredos de essências nativas e exóticas, um banhado e um lago de captação de água das nascentes, que abastece 60% da população da cidade. Pode-se observar também o Ribeirão Lageado, a mata ciliar e o reflorestamento de Pinus, Eucaliptos e araucária.
 

 

Compartilhar

Notícias relacionadas