Alckmin inaugura Poupatempo em Botucatu

Botucatu(SP) Da Secretaria de Comunicação – Ao lado do prefeito João Cury Neto e de diversas autoridades, o governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta, 21, o Poupatempo Botucatu. A unidade é a 26ª a entrar em operação no Estado. O investimento total para a implantação e gestão da unidade é de R$ 26 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo este período.

 
A cerimônia bastante concorrida contou com as presenças do chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; do secretário estadual da Habitação e presidente da CDHU, Sílvio Torres; do secretário de estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri; do senador Aloysio Nunes Ferreira; do deputado federal Milton Monti; do deputado estadual Milton Flávio, do reitor da Unesp, Júlio Cezar Durigan; além de prefeitos, vereadores, outras autoridades da região e centenas de pessoas que foram conferir de perto a novidade, fruto de mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo do Estado. 
 
Instalado em área de pouco mais de 1.100 m², o Poupatempo Botucatu já vinha atendendo cerca de 400 pessoas por dia na fase de pré-operação, mas a expectativa é que a partir de agora, funcionando em horário integral e a plena capacidade, realize 2,7 mil atendimentos diários e 59 mil mensais. A equipe é formada por 96 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.
 
A nova unidade oferece mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.
 
"Para mim é uma alegria estar na bela cidade de Botucatu. Ao longo da manhã percorremos obras importantes que estão sendo executadas como o novo hospital estadual e o parque tecnológico. E agora inaugurando o Poupatempo, que vai atender Botucatu e mais 12 municípios do entorno. Serviço rápido, eficiente, facilitando a vida da população", declarou Geraldo Alckmin.
 
Em seu discurso, o prefeito João Cury classificou esta sexta-feira como um momento histórico e agradeceu o fato do Governo do Estado estar colaborando para transformar Botucatu em um canteiro de obras. E fez questão de destacar o apoio que sempre teve, mesmo antes de assumir a prefeitura, do secretário Sidney Beraldo e do senador Aloysio Nunes Ferreira.
A inauguração do Poupatempo, segundo o chefe do Executivo, contribui para a consolidação de Botucatu como um pólo regional em franco desenvolvimento. “Mas precisamos desenvolver a região como um todo. E isso não se faz em cima de nomes, mas a partir da presença de equipamentos de natureza pública e privada nas cidades, que prestem serviços de qualidade às pessoas. Hoje, a palavra de ordem não é mais competição e sim cooperação entre os municípios”.
E no final de seu discurso, o prefeito arrancou elogios do governador, ao parafrasear o deputado Ulysses Guimarães, para ressaltar qual deve ser o objetivo final da ação do gestor público. “A felicidade do homem é a obra prima do Estado”.  
 
 
 
Ferramentas de modernização – O Poupatempo Botucatu conta com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG e o licenciamento de veículo por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco.
 
Programa Poupatempo – O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 272 milhões de serviços. (Com informações do Governo do Estado de São Paulo)
Serviço
 
Poupatempo Botucatu
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 461 – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas
 
 

Notícias relacionadas