Aldeia Tekoá Porã recebe alunos do Projeto Guri de cinco cidades desta região

A Aldeia Tekoá Porã, localizada no Bairro Prainha, em Itaporanga-SP, recebeu na quarta-feira (06), os alunos dos polos regionais do Projeto Guri, para uma Tarde de Interação e Manifestação da Cultura indígena.

Os mais de 150 alunos, vindos de 5 cidades estiveram prestigiando e conhecendo a Cultura da Comunidade através de manifestações culturais de cantos, danças, jogos e esportes, contato e preservação da natureza.

Esta interação teve por objetivo realizar uma reflexão sobre as transformações culturais, para isso a Equipe Regional Gestora do Projeto Guri estive visitando a aldeia com os alunos, conhecendo e vivenciando as tradições, conceitos da cultura, civilização dos povos indígenas e em contrapartida entender como a comunidade lida com a permanência e mudança cultural.

Os alunos, professores e gestores foram recebidos pelos guias locais, curtiram uma linda apresentação de canto e dança e uma palestra sobre os costumes e tradições, e interagiram com os jogos indígenas como corrida de tora, arco e flecha, cabo de guerra com cipó e muito mais.

Para finalizar a tarde, os alunos confraternizaram com um delicioso piquenique e se apresentaram para a comunidade com uma linda musica cantada especialmente para os indígenas e presentearam o Pajé com uma lembrança feita pelos próprios alunos simbolizando o respeito, admiração e gratidão pela oportunidade concedida.

Foi uma tarde recheada de muita cultura, interação e lazer.
A Aldeia Tekoá porã é um ponto de Cultura viva certificada pelo Governo do Estado de São Paulo e está aberta a visitação diariamente.

Para visita é necessário agendamento prévio pelo telefone 15 99781 7496.

VIVENCIE VOCÊ TAMBÉM ESSA EXPERIÊNCIA. VISITE A ALDEIA TEKOÁ PORÃ. (Da Secretaria de Turismo de Itaporanga-SP)

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Se inscreva  
Notificação de