Alunos da Fafit Objetivo participam da Olimpíada Brasileira de Informática

Quatro alunos do Colégio Fafit Objetivo estão participando da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), organizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A OBI é uma competição na qual os alunos disputam individualmente, resolvendo cinco exercícios no período de cinco horas e sem consulta a nenhum material. O objetivo do evento é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (a ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio e engenhosidade.

Modalidade Iniciação:
– Nível 1, para alunos até sétimo ano do Ensino Fundamental e
– Nível 2, para alunos até nono ano do Ensino Fundamental.

Modalidade Programação:
– Nível Júnior, para alunos do ensino fundamental,
– Nível 1, para alunos até o segundo ano do ensino médio e
– Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio.

Modalidade Universitária:
– Para alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

Os alunos Bárbara Costa Curta (7º ano do Fundamental) e Nathan Murillo de Oliveira (8º ano do Fundamental), participarão de uma prova na modalidade de Iniciação – Nível 1 e 2, no próximo dia 15 de agosto. Nessa modalidade os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.

No dia 29 de agosto será a vez dos alunos Débora Rosa da Silva (1º ano do Médio) e Leonardo Gusmão Oliveira (8º do Fundamental) realizarem a prova para a modalidade de Programação, Nível Júnior e Nível 1. Este exame será composto de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, em um nível normalmente ensinado em bons colégios técnicos, ou no primeiro ano de cursos superiores de computação ou engenharia. As provas serão realizadas na cidade de Campinas, na Unicamp.

Nesta olimpíada os alunos estão sendo coordenados pelo professor de Informática, Vlademir Almeida.

A divulgação do Resultado Final da OBI será no dia 19 de outubro.

Premiação

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.
Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação serão convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da Unicamp. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de
Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da Unicamp, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 70 países.

Notícias relacionadas