Cerca de 1.500 alunos participaram da atividade. Estudantes das 5ª a 8ª séries da rede municipal de ensino de Itapeva realizaram na última sexta-feira, 13 de maio, a prova da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA. Há mais de seis anos o município de Itapeva inscreve os seus alunos no concurso e sempre conquista medalhas.
No ano passado, 10 alunos da Escola Municipal José Sebastião Herrera, localizada no distrito do Alto da Brancal, foram premiados.
Os melhores colocados recebem medalhas de ouro e participam de um curso de Astronomia no Laboratório de Astronomia do Rio de Janeiro. Os demais ganham medalhas de prata e bronze.
Para Dylmara Florêncio Marto, Assistente Técnico Pedagógico – ATP de Ciências, a participação dos estudantes na OBA é um estímulo a Iniciação Científica, ao conhecimento sobre o assunto e a descobrir novos talentos.
Saiba mais
A Olimpíada Brasileira de Astronomia é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobrás Furnas. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.
A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo.
A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. (Da Secretaria de Educação de Itapeva)