Alunos das escolas municipais de Itapeva visitam Planetário

Durante toda a semana, alunos de 5ª a 8ª séries da rede municipal de ensino de Itapeva descobriram os mistérios do universo em um Planetário. É o terceiro ano que a Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Formação Pedagógica possibilita a visita. A exposição teve início segunda-feira, 09 de maio e vai até amanhã desta sexta-feira, 13, na quadra poliesportiva da EM Prof. Hélio de Morais.


No total, cerca de dois mil alunos participaram da atividade e já na fila de espera aguardavam curiosos e ansiosos a exposição. Após saiam pedindo bis.

Sabrina Santos, estudante da 5ª série da EM João Gilberto, saiu impressionada. “Conheci os astros, as estrelas e os planetas. Gostei do trovão e do raio. E o céu? Que lindo”, contou.
 

“Esperava outro tipo de exposição, com cartazes na parede. Me surpreendi quando cheguei aqui. Quero ir de novo”, completou.

Para a professora da EM João Gilberto, Manuela Obnesorg, com a junção de ciência e tecnologia os alunos puderam compreender um pouco do universo e acreditar que podem ir à busca do desconhecido.

De acordo com Dylmara Marto, Assistente Técnico Pedagógico de Ciências, o projeto tem a finalidade de dar embasamento aos alunos que participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA. Ainda tem por objetivo provocar a curiosidade e ampliar o conhecimento dos estudantes na área de Astronomia, aprofundando os conteúdos desenvolvidos durante as aulas de Ciências e Geografia. 

Em Itapeva, todo o monitoramente foi feito por Franscilene de Oliveira, monitora planetarista.

O Planetário – Planetário é um instrumento que projeta numa cúpula, um céu artificial. Num ambiente totalmente escuro, simulando uma noite. O planetário projeta os principais astros que podem ser observados num céu verdadeiro, sem a utilização de lunetas ou telescópios. A projeção é fidelíssima. Os astros estão na mesma posição que estariam se fosse num céu verdadeiro. Parece uma concha cravada de pedras preciosas que encanta e fascina. Por isso é um excelente recurso que vai além do ensino da Astronomia. Carinhosamente, chamado de “Teatro das Estrelas”.

A apresentação inicia-se com o amanhecer e todo o movimento da Terra, até o anoitecer e o aparecimento da Lua e das estrelas. Depois, aparecem às linhas que orientam a localização das estrelas e constelações e, para finalizar, os visitantes realizam um passeio por todos os planetas do Sistema Solar. (Da Assessoria de Comunicação)
 

Notícias relacionadas