Alunos do Vicente Russo tiveram palestra sobre água

Na quarta-feira (23) os alunos das salas do 5º Ano da E. M. “Cel. Vicente Russo do Amaral” participaram de uma palestra com o tema Água, ministrada na própria escola pelo profissional da Sabesp, Marcelo de Freitas Lima, em comemoração do Dia Mundial da Água, em 22/03.

O palestrante em uma conversa descontraída trouxe para os alunos um pouco de como ocorre o processo de tratamento da água, desde a captação até o momento que chega às casas em condições propícias para consumo.
Apresentou também dois vídeos, o primeiro que apresentava o sistema de captação e tratamento da água e também os efeitos que a enchente provocada pelo grande volume de chuvas ocorridas na segunda semana de janeiro deste ano, causou na estação de captação de água da Sabesp a qual danificou equipamentos e fez com que o abastecimento fosse interrompido por vários dias.

E o segundo vídeo com o tema “Água. O Desafio do Século XXI”, no qual apresentava aos alunos um pouco da importância da água, da escassez encontrada em alguns países, do volume pequeno de água potável existente no planeta e de como o Brasil é rico em água, entre outros fatores.

Durante a palestra, Marcelo, passou aos alunos algumas dicas de como economizar água, como por exemplo, não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes, não demorar muito no banho, reutilizar água da chuva, por exemplo, para lavar carros e calçadas, dentre outras dicas.

O objetivo da palestra foi de mostrar aos alunos a extrema imprescindibilidade da água para a sobrevivência humana, a escassez de água potável que já é uma realidade em alguns países e ensinar aos educandos a consumi-la de modo consciente, sem desperdício, e despertar neles a consciência de que se não souberem usar a água, ela será insuficiente e a escassez desse bem tão precioso será uma cruel realidade para as gerações futuras.

Ao final da palestra os alunos receberam um Gibi intitulado “O mistério do desperdício”, o qual apresenta de modo descontraído a importância de não desperdiçar água e as consequências negativas que o consumo desenfreado acarreta para a sociedade.

A água é um dos bens mais preciosos que a natureza oferece, porém ela é finita, deste modo, é primordial que as novas gerações aprendam desde cedo a importância do consumo consciente e o papel da escola é muito importante na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Porém o consumo consciente não é apenas uma responsabilidade apenas das novas gerações, mas sim de toda sociedade, é imprescindível uma ação conjunta de todos para que o consumo da água seja otimizado, pois usando bem, ninguém ficará sem. (Por: Raquel Ap. da Silva – Agente Técnico Administrativo)

Notícias relacionadas