APAE de Taquarituba (SP) recebe oficina de fotografia para despertar novos olhares de crianças e jovens com deficiência

Projeto FotoSocial promove diversas atividades educativas utilizando a fotografia como ferramenta

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que promove a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, recebe o projeto FotoSocial na unidade de Taquarituba (SP). A iniciativa, que tem o apoio do ProAC e de diversas empresas da região, é realizada pela Eliana Carla Stolagli em parceria com a ONG ImageMagica e acontece entre os dias 04 e 08 de outubro.

A oficina propõe técnicas de fotografia para os participantes com a proposta de gerar reflexão, desenvolvimento e transformação do olhar. Em seguida, os participantes realizarão fotos seguindo temáticas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) ligadas à educação de qualidade e redução de desigualdades. Para isso, eles também receberão um folder com um conteúdo explicativo sobre como funcionam os ODS e de que maneira podem contribuir com estas iniciativas.

“A fotografia é uma linguagem universal e, portanto, inclusiva. Despertar a reflexão e desenvolver o pensamento crítico por meio deste projeto é dar visibilidade ao potencial dos participantes. O resultado das fotografias é sempre transformador”, acrescenta a coordenadora do projeto, Andreza Portela.

A atividade é realizada por um aplicativo de celular, que possibilita incluir uma legenda na imagem e, assim, elaborar uma reflexão sobre o tema. Toda a produção será impressa e transformada em uma linda exposição na instituição, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos participantes entre os funcionários, familiares e a comunidade em seu entorno.
Oficina para os Educadores

Não são só as crianças e os jovens aprendem com as oficinas do FotoSocial: os educadores da APAE também participam por meio da atividade “Fórmula do Olhar”, em que eles receberão algumas fotos e palavras para desenvolver uma fórmula sobre um determinado tema que faz parte dentro do contexto de ensino da instituição. Além disso, os educadores também participarão de uma palestra sobre a fotografia como transformação do olhar e como ferramenta educativa.

Serviço:
APAE de Taquarituba (SP)
Datas: 04 a 08 de outubro
Endereço: Avenida Mario Covas, 3151 – Jd. Dos Ipês – Taquarituba – SP – CEP: 18740-000

Sobre a ImageMagica: Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/

Notícias relacionadas