Apresentações desta sexta-feira do Reluz 2011 em Botucatu

Coral da AFRAPEAbemCoral Joanna de Angelis

CORAL DA AFRAPE – O Canto coral é uma das atividades oferecidas às crianças do “Projeto Som e Luz” da Associação Fraternal Pelicano (AFRAPE), desde o início de 2009. Os alunos dos períodos da manhã e tarde se unem para cantar nas diversas apresentações públicas realizadas na própria sede da AFRAPE ou em outros locais.

O repertório é variado e inclui músicas regionais, populares, folclóricas, sacras e comemorativas. A maior parte delas é cantada em português mas há algumas em italiano e espanhol.

O canto coral do “Projeto Som e Luz” está sob a responsabilidade da professora Arlete Bravo Nogueira. 
PROGRAMA
“Além do Arco Íris”
Letra: E.Y.Harburg
Música: Harold Arlen
Arranjo: Costa Júnior
“Dormi, Dormi”
Acalanto Italiano
Arranjo: Mary Goetze
“Acordai quem está dormindo”
Arranjo: Vítor Gabriel
“Paz, paz, paz”
Ginger B. Littleton
“A Glória de Deus”
Almir Rosa
Instrumentistas:
Teclado: Ismael Gomes Júnior
Trompete: Jerônimo Figueiredo de Oliveira
 

Orquestra Joanna de Angelis

ORQUESTRA INFANTO JUVENIL PELICANO

A “Orquestra Infanto Juvenil Pelicano”, mantida pela Afrape (Associação Fraternal Pelicano), faz parte do Projeto Som & Luz, projeto que atende a crianças entre 7 e 14 anos, oferecendo diversas atividades no contra turno escolar. Tendo como instrumento básico a flauta doce, os alunos também podem vivenciar vários instrumentos como: Flauta Contralto; Flauta Tenor; Escaletas; Xilofones; Liras; Metalofones e uma grande variedade de instrumentos de percussão, além de aulas de teoria musical e solfejo.
Em atividade desde maio de 2011, a Orquestra tem a função de propiciar a experiência da prática de música em grupo a seus alunos. Além das audições para pais e professores, o grupo já se apresentou em São Paulo e no Jardim Botânico da UNESP. Atualmente é composta por 20 crianças, sendo que a grande maioria há menos de um ano estuda música.
PROGRAMA
“Aquarela”
Toquinho
“Greensleeves”
Henrique VIII
“O Xote das Meninas”
Luis Gonzaga
“Noite Feliz & Jingle Bells”
Franz Gruber / James Lord Pierpont
“A Paz”
(“Heal the World”)
Michael Jackson / Versão em Portugues –  Nando (Roupa Nova)
“Asa Branca”
Luis Gonzaga & Humberto Teixeira

Abem 

ORQUESTRA DE FLAUTAS DA ABEM
(ASSOCIAÇÃO DO BEM ESTAR)

A “Orquestra de Flautas da Abem” é fruto de um trabalho de iniciação musical voltado a prática de grupo, iniciado em maio de 2008. Através das várias atividades como: aulas de flauta doce, percussão, teoria musical e solfejo, ensaios e apresentações, os alunos são inseridos no universo musical, tendo a oportunidade conhecer e vivenciar o trabalho de compositores como: Pixinguinha; Luiz Gonzaga; Gilberto Gil; Lennon & MacCartney, entre outros.
A Orquestra de flautas já se apresentou em vários locais como no Salão Nobre da Reitoria da UNESP; na abertura dos Jogos Industriais do SESI, e nas duas edições anteriores do Natal Reluz. Composta por 25 crianças, divididas entre flautas, percussão, escaletas e lira, desenvolve um repertório eclético e ao mesmo tempo de qualidade e acessível às crianças que se iniciam na música.
PROGRAMA
“Saudades de Botucatu”
Angelino de Oliveira
“Deus é Fiel”
Nani Azevedo
“Bola de Meia, bola de gude”
Milton Nascimento
“O Natal Existe”
Edson Borges de Abrantes
“Carinhoso”
Pixinguinha & João de Barro
“Ovo de Codorna” & “Eu só quero um xodó”
Luis Gonzaga / Gilberto Gil 
“Noite Feliz & Jingle Bells”
Franz Gruber / James Lord Pierpont
“Qui nem Jiló”
Luis Gonzaga & Humberto Teixeira
 
CURSO DE DANÇA
(ASSOCIAÇÃO DO BEM ESTAR)

O Curso de dança começou há menos de um ano para o deleite das meninas que adoram movimentar o corpo. Para tanto a ABEM, desde agosto de 2011, formou salas de aula para desenvolver essa arte.
No comando da Profa. Aline Gabriele Gallo são desenvolvidas técnicas de dança contemporânea, Jazz e Moderno.
PROGRAMA

“Noite Feliz”

“Jinglee Bell Rock”

 

Associação El Shaddai 1Associação El Shaddai
 
ASSOCIAÇÃO EL SHADDAI

O Centro de Educação Infantil Professora Roseli Leite Alves iniciou suas atividades em maio de 2010. Hoje a unidade atende aproximadamente 120 crianças, de 0 a 5 anos, algumas em meio período e a maioria em período integral.

Coral Joanna de AngelisOrquestra Joanna de Angelis

Juntamente com a creche, também funciona o projeto social “Fora da Rua dentro da Cultura” que atende aproximadamente 25 crianças, de 4 e 5 anos, que não tem onde ficar quando não estão em sala de aula. O projeto tem como objetivo educar as crianças através da cultura, música, dança e artes. Os alunos também recebem alimentação durante a permanência na unidade.
A participação no Natal Reluz, com um total de 25 crianças, traz um trecho do musical “Natal brasileiro”, com o tema “Se Jesus nascesse no Brasil onde Ele nasceria”. No espetáculo, as crianças passam por vários estados do Brasil falando sobre uma possível trajetória de José e Maria.
 
ORQUESTRA E CORAL DO JOANNA DE ANGELIS

O Núcleo Assistencial Joanna de Angelis, de Botucatu, situa-se no Jardim Brasil e atende gratuitamente 1.200 matriculados com ações sociais, educacionais, culturais, artíiticas, cívicas, reforçando os laços familiares, comunitários e sociais. Conta com parcerias com o Governo Federal, Prefeitura Municipal de Botucatu, Secretaria Estadual de Assistência Social, Instituições Públicas, Empresas e pessoas físicas.
Atende a crianças, adolescentes e famílias, que têm acesso a atendimento médico, odontológico, oftalmológico, psicológico, neuropediátrico, entre outros.
Na escola formal atende alunos da pré-escola ao 9º ano em período integral.
Mantém como atividades extras equipes de xadrez, dama, grupos teatrais e musicais.
Recentemente foi contemplado com o Projeto Ponto de Cultura do Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Botucatu. Apresenta-se no Reluz 2011 com as  Orquestras de sopros Infantil e Juvenil, além dos Corais Infantil e Juvenil.
No próximo dia 18 de dezembro irá se apresentar com o Coral Juvenil na Sala São Paulo juntamente  com a Orquestra Bachiana e o Maestro João Carlos Martins.

PROGRAMA

Orquestra de Sopros Infanil (20 alunos)
1- Hey Jude  –  Lennon e Mccartney
2- Yesterday –  Lennon e Mccartney

Orquestra de Sopros juvenil (20 alunos}
1- Sinfonia número 5 finale – Beethoveen
2- Ode to joy – Beethoveen
3-Jonh Willians in concert – Arranjo Paul Levender
4- Trubuto a Elvis Presley – Arranjo James Christeensen

 

Coral Infantil (80 alunos)
1- Natal menino – Amauri Vieira
2- Gato de rodas – Amauri Vieira
3- Alô galera – Thelma Chan

Coral Juvenil (40 alunos)
1-Ave verus corpus – W.A. Mozzart
2- Now"s the time – Charlie Parker
3- Samba italiano  – Adoniran Barbosa
4- We are the world – Michael Jackson
5- música de natal (a ser definida)
 
OCASS – ORQUESTRA DE CORDAS
AÉCIO DE SOUZA SALVADOR

Guilherme de Moraes Corrêa, atual regente da OCASS, sonhava em montar uma orquestra e sentia a necessidade de seus alunos terem esta prática de conjunto. Conseguiu unir o útil ao agradável, tendo ajuda de amigos como Adriano Ventrella e Jayme Piza que mergulharam de cabeça na idéia. Após conseguir a cessão de uso do salão do Centro Brasil–Itália, foi só acertar o início do trabalho.
O primeiro ensaio aconteceu em 28 de Julho de 2010 e apenas quatro meses depois o primeiro concerto. Samuel Batista Santos, que cursou o Conservatório de Tatuí (Violino) com o professor João Del Fiol, atualmente regente de sua Igreja, chefe de naipe do segundo violino da OCASS, hoje é regente assistente da mesma.
Regente: Guilherme de Moraes Corrêa
Aos 7 anos de idade iniciou os estudos de violino com o pai Juvenal Corrêa Filho. Com 14 anos começou a lecionar em uma escola particular e em sua residência. Aos 16 anos entrou para o Conservatório de Tatuí tendo como primeiro professor Alcides de Arruda, logo após com o professor Wanderley Pizzigatti e atualmente com o Professor e Spalla da Orquestra do Conservatório Rafael Pires.
Foi integrante da Orquestra Jovem do Conservatório como chefe de naipe do segundo violino. É atualmente regente da Orquestra do Projeto Guri de Santa Maria da Serra e São Manuel, músico da Orquestra Municipal de Botucatu (primeiro violino).
Participou de vários festivais de música como em 2008 em Ourinhos tendo professores como Jil Jardim (prática de orquestr)a e Betina Stegman, 2009 com a OSESP Itinerante tendo aula com Lev Veksler, e em 2010 no III Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí tendo aulas com Eliza Fukuda e David Pokorný.
PROGRAMA
“Furiant”
A. Dvorák
“Kanon”
Johann Pachelbel

“Quatro Momentos”
Hernani Aguiar
“Mission Impossible”
Lalo Schifrin
“Libertango”
A. Piazzola
“Canto de Natal”
Aécio de Souza Salvador
“Boas Festas”
Assis Valente

Notícias relacionadas