Em busca de águas mais quentes, as baleias-jubarte saem da Antártica e podem ser avistadas no litoral norte do Estado de São Paulo
Está aberta a temporada de visita das baleias-jubarte ao litoral paulista. Em busca de temperaturas mais amenas, as gigantes deixam as águas geladas da Antártica e viajam quatro mil quilômetros, chegando até Abrolhos, na Bahia. Entre o início de abril e a primeira quinzena de junho, segundo a Prefeitura de São Sebastião, mais de 90 foram avistadas na região, o triplo do ano passado.
As jubarte podem chegar a 16 metros de comprimento e 40 toneladas. São amáveis e normalmente viajam em pequenos grupos. Estima-se que no Atlântico Sul a população chegue a 20 mil.
Com o aumento no número de baleias no litoral paulista, cresce também a curiosidade dos turistas. Para evitar acidentes, a Prefeitura de São Sebastião, de onde partem muitos barcos para o avistamento, criou uma campanha de conscientização e orientação. É proibido, por exemplo, nadar com as jubarte. Outras dicas para os que quiserem aproveitar os passeios de barco, com segurança e sem incomodar as visitantes:
• Mantenha a distância de pelo menos cem metros.
• Navegue de forma paralela; não bloqueia ou interrompa o caminho e não vá em direção direta às baleias.
• Em uma região com baleias mantenha o motor no modo neutro, porém ligado.
• Não as encurrale entre a embarcação e a costeira.
• É proibida a aproximação de aeronaves, de qualquer porte, em altitude inferior a cem metros do nível do mar.
(Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo do Estado de SP)