Atenção, Febre Amarela na região: Dia 23/02 Saúde de Itaporanga intensifica Vacinação para quem não foi vacinado

Em virtude da situação atual da Febre Amarela no Estado de São Paulo, com confirmação de 31 casos autóctones (local) e nove óbitos na região de Registro no ano de 2019 e recentemente a confirmação da morte de um primata não humano (macaco) por febre amarela em Itapeva, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga, irá realizar uma intensificação da vacinação na população que ainda não recebeu a vacina, em virtude do risco de reintrodução da febre amarela em nossa abrangência.

A vacinação será realizada no dia 23/02/2019, sábado, em todas as Unidades de Saúde do município, das 08h às 15:30h.

ATENÇÃO: Caso ainda não tenha recebido nenhuma dose da vacina, procure sua Unidade de Saúde, juntamente com sua carteirinha de vacinação e cartão cidadão.

O que é febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Sintomas

Início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores no corpo em geral; náuseas e vômito; fadiga e fraqueza; febre alta; icterícia (pigmentação amarela ou verde da pele e da parte branca do olho causada por níveis elevados de bilirrubina no sangue); hemorragia.

Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.

Transmissão

Ciclo Silvestre: Macacos infectados (hospedeiros) são picados pelo mosquito (vetor), e este pica um ser humano, transmitindo a doença ao homem. Lembrando que os macacos não têm culpa na transmissão e nem todos os macacos são infectados.

Ciclo Urbano: O ser humano infectado (hospedeiros) é picado pelo mosquito (vetor) e este pica outro ser humano, transmitindo a doença. Lembrando que é o mosquito transmissor que propaga a doença e não os macacos ou o homem.

Prevenção

O Sistema Único de Saúde oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.

Quem não pode tomar a vacina

  • Crianças menores de 9 meses de idade;
  • Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade;
  • Pessoas com alergia grave ao ovo;
  • Pessoas que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350;
  • Pessoas em tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia;
  • Portadores de doença autoimune;
  • Pessoas submetidas a tratamentos com imunossupressores;
  • Adultos maiores de 60 anos.

Áreas de risco

Locais que têm matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente, são consideradas como áreas de risco. No Brasil, no entanto, a vacinação é recomendada para as pessoas a partir de 9 meses de idade conforme orientações para vacinação e que residem ou se deslocam para os municípios que compõem a Área com Recomendação de Vacina.

IMPORTANTE: Itaporanga é considerada uma área de risco, portanto, quem nunca recebeu dose da vacina, deve procurar sua Unidade de Saúde, juntamente com sua carteira de vacina, para ser imunizado.

A quem comunicar se encontrar macacos mortos na região onde vivo?

Diretamente na Vigilância Sanitária do município. Em Itaporanga pelo telefone: 3565-1511, ramal 205.

Notícias relacionadas