Atleta da Seleção Brasileira de Judô treina equipe PROEs de Itaporanga

judo(Da Coordenadoria de Esportes de Itaporanga) Aconteceu neste sábado (15) no Centro Comunitário do CDHU ao lado do CRAS o 3º Treinamento para Competição, desta vez, aplicado pelo Faixa Preta Ariovaldo Maciel, atleta que integrou a seleção paulista e brasileira de Judô. Ari, que é natural de Itaí/SP, iniciou seus treinamentos em um projeto social sob

orientaçãodo prof. Celso Negrão, já lutou no “Projeto Futuro” em São Paulo, fez parte das seleções Brasileira sub-20 e Paulista sub-23. Com mais de 50 títulos em competições oficiais hoje integra a equipe de Judô Mata Sugizaki de Botucatu, estudante de Educação Física, se divide entre os seus treinamentos e as aulas nos projetos sociais de Botucatu.

O treinamento teve por objetivo trazer novos conceitos técnicos para os atletas itaporanguenses, pois Ari tem larga experiência em competições, além de uma visão de quem está todos os dias em combate por um título ou uma vaga em seleções.
 
Sensei Tadeu, responsável pelos treinamentos de Judô do ProES, falou durante o evento que, para a formação de um judoca, é necessário instruí-lo com o conhecimento filosófico e marcial do Judô e também a orientação técnico-competitiva, assim o atleta será conhecedor das artimanhas do tatame e da luta competitiva que evolui constantemente em relação às regras e ao modo de lutar.
 
“Lutar na academia é uma coisa, é Judô mesmo, é algo mais profundo e lutar nas competições é um Judô com muitas regras, tem tempo e espaço pré-determinado, nem sempre o bom lutador na academia consegue ir bem num campeonato. Muitas técnicas que eu ensino não se pode aplicar nas competições porque não são válidas. O Judô na academia é arte marcial japonesa e o outro é desporto, mas a competição também é importante para o aluno testar seus limites e o quanto sua técnica está melhorando”, explicou o Sensei.
 
A preparação dos alunos de Judô do ProES segue o calendário elaborado pelo Coordenador de Esportes de Itaporanga Thiago Macedo que, junto ao Prefeito Zé do Nute, estiveram visitando o projeto no mês de abril e pediram muita dedicação dos alunos para formarem uma equipe adequada para as disputas dos campeonatos da região. O Judô do ProES – Projeto Esporte Social de Itaporanga conta atualmente com uma equipe de 15 atletas prontos para competição e  a Coordenadoria de Esportes de Itaporanga, em conjunto com a Prefeitura Municipal, estuda a possibilidade de inclusão dos judocas no Circuito Oficial da Federação Paulista de Judô.

Notícias relacionadas