Atletismo PCD de Taquarituba se torna referência nesta região

DSC00543DSC00553DSC00567piti foi bronze

O esporte paraolímpico brasileiro surgiu em 1958. No dia 1º de abril daquele ano, o cadeirante Robson Sampaio de Almeida, em parceria com seu amigo Aldo Miccolis, fundou o Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro. Meses depois, em 28 de julho, o também deficiente Sérgio Seraphin Del Grande criou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP). 

Os pioneiros resolveram trazer o esporte paralímpico para o Brasil enquanto faziam tratamento hospitalar nos Estados Unidos. Robson e Sérgio tiveram a oportunidade de presenciar a prática esportiva de pessoas em cadeiras de rodas.

ouro fabianaEm Taquarituba a modalidade surgiu como uma forma de dar a essas pessoas uma motivação a mais, perspectivas maiores em relação à maneira de viver, descontração, motivação e uma vida saudavel. Este era o pensamento de toda a Coordenadoria de Esportes, Lazer e Turismo de Taquarituba, tendo à frente o professor Carlos Augusto Pedroso, que contou com todo apoio da Prefeitura Municipal de Taquarituba e da população em geral.

Com o passar dos dias os profissionais Wildley e Haroldo Bird reconheceram nos atletas um grande potencial esportivo e ai começava a caminhada rumo a inumeras conquistas,medalhas e trofeus.

A equipe está formada e começou a representar Taquarituba nos principais eventos esportivos do Brasil: Jogos Regionais, Circuito Caixa de Atletismo, Jogos Abertos do Interior e Trofeu Serafim Del Grande. Outros profissionais aderiram ao grupo como Jose Barros e Ruan Simão e as boas atuações continuaram a chamar a atenção de todos.

Hoje o grupo de 16 atletas é comandados pelo técnicos Lucas Richter e Wilson Ferraz. O trabalho continua sendo feito e agora ainda mais profissional, pois todos os atletas são cadastrados no Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), regularmente todos possuem uma classificação podendo atuar em qualquer campeonato dentro e fora do Brasil, o que mostra o seriedade e profissionalismo de toda Coordenadoria de Esportes de Taquarituba.

Na ultima competição a cidade de Taquarituba através de seus atletas conseguiram 11 medalhas , nos Jogos Abertos do Interior, receberam elogios das principais cidades do Estado de São Paulo como São Bernardo do Campo, Jundiai, São Caetano e um elogio especial do Clube dos Paraplegicos do estado, a CPSP ,referencias na area esportiva para pessoas com deficiência no Brasil.
Nesta região, Taquarituba hoje é a unica cidade que realiza este trabalho com mais de 15 atletas, respeita as regras e acima de tudo o limite do ser humano. Os resultados e as conquistas nessa área esportiva continuarão a aparecer , mas o principal resultado e ver estas pessoas felizes, motivadas e com garra e determinação.

O município, através da Coordenadoria de Esportes e da Prefeitura Municipal, agradece a todos os cidadãos (atletas) da equipe PCD: Carlinhos, Jose Marcio, Marcio Jose, Nilson, Esau Carlos, Douglinhas, Joilson, Robson, Marcia Reis, Gracee de Fatima, Fabiana, Dona Rosalina, Paulinho, Amador, Adriano e Reginaldo.

pcdDSC00526DSC00540DSC00541DSC00564equipe serafim del grande

Notícias relacionadas