Atrás de benefícios para o município, prefeito de Itaporanga teve participação ativa no Governo Presente, em Itapeva

prefeitos c Giovani G Cerri-SaúdeZN-Bruno CovasZN-Herman JC VoorwardZN-Marcio França

Em evento realizado no último dia 07/10 na cidade de Itapeva (SP), onde o governo do Estado de São Paulo e todo seu secretariado realizou o Governo Presente, para atendimento de demandas exclusivas das prefeituras do Sudoeste Paulista, como serviços, obras e aquisições, o prefeito Zé do Nute teve participação ativa, apresentando projetos, conversando e requerendo diversos benefícios para Itaporanga. Na semana passada, o prefeito explicou e deu mais detalhes à imprensa, sobre cada item reivindicado.

 

Nessa oportunidade com a equipe de governo,  Zé do Nute, protocolou vários pedidos e reiterou, pessoalmente aos secretários, outros já solicitados anteriormente.

Emprego – com o secretário Davi Zaia, da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, manteve entendimento para obtenção de novos cursos profissionalizantes. “Nas comparações de pesquisas que fizemos junto aos nossos munícipes, desde o início(2005) da nossa gestão – Hernani/Zé do Nute – o item falta de trabalho liderava as necessidades. Hoje, podemos afirmar que trabalho não falta. As últimas pesquisas registram que isso já não é mais a principal preocupação da nossa população. Pode ocorrer de não ser o emprego ideal, o que a pessoa gostaria de trabalhar, mas sempre há algum trabalho. O setor de confecções por exemplo, está empregando homens e mulheres e nossa mão de obra é disputada até por municípios vizinhos. A mesma coisa está ocorrendo no campo, nas pequenas propriedades rurais. Isso se deve às ações de governo que empreendemos lá atrás, com apoio, disponibilização dos espaços, valorização, e colaboração com os empreendedores, simultaneamente com a busca incessante de cursos profissionalizantes do Senar, Senai e Sebrae.  Mas, queremos mais e estamos atentos em oferecer as melhores condições de aprendizado para que os itaporanguenses possam entrar capacitados no exigente mercado de trabalho”, explicou o  prefeito.

Meio Ambiente – junto ao secretário Bruno Covas, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tratou sobre a necessidade de recursos financeiros para aquisição de um equipamento triturador-picador de galhos, e principalmente recursos também para construção de um barracão para depósito e manuseio de material reciclável.

Defesa Civil – Com a Secretaria da Casa Militar – Defesa Civil, por seu secretário Cel. Admir Gervásio, solicitou recursos para recuperação de Cabeceira de Ponte junto a estrada vicinal Kazuyochi Kurita que liga Itaporanga ao município de Santana do Itararé-PR.

Agricultura e Abastecimento – Zé do Nute esteve com a secretária Monika Bergamaschi, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a quem reiterou pedidos para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para atender melhor o pequeno produtor, pontes metálicas e o programa de estradas Melhor Caminho, para atender e completar estradas do Bairro Cruzeirão. “A agricultura, composta de pequenos produtores ruais é o nosso forte. É ela que impulsiona a nossa economia, e por isso, temos o dever de fazer o que estiver ao nosso alcance para que ela se mantenha e se torne ainda mais forte”, justificou.

Habitação – Nessa secretaria, esteve com o secretário Silvio França Torres, a quem também reiterou pedido para construção de mais 100 novas Unidades Habitacionais e a construção de uma Quadra Poliesportiva no CDHU II.

Com o secretário Antonio Pinto Ferreira da Secretaria de Segurança Pública reiterou o pedido para construção de prédio para Polícia Militar. “Embora seja de responsabilidade exclusiva do Estado, temos auxiliado dentro das possibilidades financeiras e legais, mas não é justo que os homens responsáveis por nossa segurança não tenham um prédio próprio e adequado para melhor desenvolverem suas atividades”, reconheceu o prefeito.

Na Secretaria de Turismo, foi recebido pelo secretário Marcio França e protocolou pedido para estudo técnico do potencial turístico de Itaporanga. “Acreditamos muito nesse seguimento que poderá gerar muitos empregos, porque temos uma cidade bonita, bem cuidada, bons hotéis, restaurantes e lanchonetes; temos a Abadia e o mosteiro que despertam atenção não só na região como no Estado e no Brasil Inteiro por ser um dos maiores da América Latina e com uma história muita interessante, e além das belas paisagens da agricultura e muitas belezas naturais de lagos, rios, grutas e cachoeiras. Temos certeza de que com investimentos dessa secretaria vamos melhorar muito o Turismo da nossa cidade. Na parte religiosa, todas as quartas-feiras recebemos visitantes de muitas cidades da região”,  comentou Zé do Nute.

Educação – para o Secretario da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald reiterou pedido para doação de ônibus escolar.

Esteve também com o secretario Paulo Alexandre Barbosa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a quem reiterou pedido para construção de mais um barracão de costura, para atender a mais pedidos de empreendedores que pretendem instalar novas confecções.

Na Cultura, protocolou pedido para construção de um Centro Cultural e foi recebido pelo secretário Andrea Matarazzo.

Esteve também com o secretario Edson Giriboni da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos onde protocolou pedido para construção de um poço artesiano no bairro dos Silvas e a Canalização do Córrego da Campina.

ZN-José BeneditoNa Secretaria de Esporte, esteve com o secretario José Benedito Pereira Fernandes e solicitou a reforma do Estádio Municipal Angelo Volpi, reforma da piscina Municipal e a doação de material esportivo.

Creches – Com o secretario Rodrigo Garcia da Secretaria de Desenvolvimento Social solicitou recursos para construção de Creche/Escola. “Reconhecemos que não temos estrutura para atender 100% toda a demanda e faltam vagas. Com a construção de Creche/Escola vamos melhorar as condições alimentares das crianças as quais, bem nutridas, terão melhores condições para um melhor desenvolvimento escolar e educacional, e com isso, as mães poderão usar parte do tempo para complementar a renda familiar, nas várias opções de trabalho”, disse.

Junto a Secretaria de Transportes reiterou pedido para construção de uma rotatória na rodovia Jurandir Siciliano SP-255, na entrada para o Bairro Cruzeirão, e a estadualização da estrada vicinal Kazuyochi Kurita. “Essas reivindicações se justificam, porque praticamente a maior parte do tráfego pesado, caminhões para a região Sul do Brasil passa por aqui. Sobre a rotatória, ela será muito importante, e será uma grande prevenção para evitar acidentes. A quantidade de veículos trafegando pela rodovia aumentou muito, bem como aumentou também a quantidade de veículos que entram e saem para o Bairro Cruzeirão. Sobre a estadualização da estrada do mosteirinho, a Kazuyochi Kurita, ela é necessária, porque sua manutenção, que pela lógica deveria ser do Estado, é cara. O município tem feito essa manutenção, mas isso compromete parte do orçamento, dificultado investimentos que precisamos fazer em setores essenciais”, justifica.

Finalizando, Zé do Nute esteve junto à Secretaria da Saúde, onde foi recebido pelo secretario Giovani Guido Cerri, com quem protocolou pedido para doação de ambulância para o município, e principalmente explanou sobre a necessidade de investimentos do estado junto ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças de Itaporanga. Nesse encontro, por seus municípios dependerem também do do hospital de Itaporanga, estiveram presentes os prefeitos Chico Neres(Barão de Antonina) Marcelino Biglia(Riversul) e Zé Tonon(Coronel Macedo), os vereadores Maurício Pururuca e Carlinhos Ambulância, o provedor do Hospital, Dr. Augusto Manoel de Carvalho e o Sr. Israel José Gonzaga Leite(Zeca Baleia) que tem lutado muito pelo Hospital de Itaporanga.

Notícias relacionadas