Audiência Fumicultura: Nereu Moura cobra alternativas para agricultores

Curitiba(PR) – O deputado estadual Nereu Moura participou no dia 23 da audiência pública realizada no Plenário da Assembléia Legislativa que teve a finalidade de discutir a situação dos fumicultores paranaenses. Ocorre que em razão das entidades ligadas à saúde estarem intensificando cada vez mais o combate ao fumo, cria-se uma situação preocupante, pois milhares de pessoas sobrevivem do cultivo deste produto e arcam com o sustento da sua família.


 
Nereu Moura, terceiro da esquerda para direita
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu consultas públicas que visam criar maior empecilho para o desenvolvimento da atividade. Uma restringe à exposição de produtos derivados do tabaco nos estabelecimentos comerciais, ou seja, os cigarros não poderão estar mais expostos nas prateleiras ao público. A outra diz respeito às mudanças nas embalagens, isto é, o aumento das advertências, a diminuição do nome do cigarro, bem como da indústria tabagista. 

“Naturalmente, são ações que visam diminuir o consumo do fumo em razão dos índices alarmantes dos seus malefícios. Porém, este é um assunto muito delicado. De um lado, o indivíduo exposto a uma série de problemas causados pela dependência do tabaco. Do outro, o produtor que trabalha, que planta, que colhe e que dá retorno à sociedade através dos impostos que recolhe ao erário público”, ponderou o parlamentar. 
 
Preocupado com os produtores rurais que tem na produção do fumo, em muitos casos, a única maneira de sobrevivência, o deputado Nereu Moura cobra atitudes dos Governos Estadual e Federal no sentido de estabelecer políticas públicas que permitam ao produtor migrar desta atividade para outra. “Não podemos massacrá-los. É necessário fornecer condição, apoio técnico e financeiro, para que tenha a oportunidade de optar por outro segmento, uma vez que sem o apoio público é praticamente impossível a sua sobrevivência no meio rural”. 

A audiência pública contou com a participação de 1500 agricultores do Paraná, que se deslocaram em caravanas a Curitiba para discutir medidas imediatas que garantam o sustento de milhares de fumicultores. Ao final do encontro, os parlamentares e as lideranças do setor assinaram um documento que será enviado aos Governos Estadual, Federal e à Anvisa objetivando encontrar uma solução para este impasse. (Da Assessoria do deputado Nereu Moura)
 
Cerca de 1.500 fumicultores participaram da audiência

 
 

 

Notícias relacionadas