Aulas da Rede municipal voltam nesta quarta-feira(9)

Começam nesta quarta-feira (9) as aulas do ano letivo 2011 da Rede Municipal de Ensino de Botucatu. Hoje são aproximadamente 14.200 alunos, da Educação Infantil ao Supletivo, matriculados em unidades escolares que estão sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação, que serve diariamente 25 mil refeições a seus estudantes.

No Ensino Infantil são pelo menos 4.925 crianças matriculadas: 1.950, de 0 a 3 anos, nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e outras 2.975, entre 4 e 5 anos, nas Pré-escolas. A escola com maior número de alunos é a Nair Fernandes Leite Vaz, na Cohab 1, com aproximadamente 330 crianças. O horário de funcionamento nas creches é das 7 às 17 horas. Já as aulas das Pré-escolas acontecem das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
 
A novidade para este ano fica por conta da nova creche do Jardim Aeroporto “Profª Jussiara Aparecida Pereira Delgado”, inaugurada em dezembro de 2010 e que comporta inicialmente cerca de 250 alunos de 0 a 5 anos. A unidade supre uma demanda reprimida no setor Sul, que abrange bairros como 24 de Maio, Jardim Santa Mônica, Residencial Cedro e Cohab 3.
 
No Ensino Fundamental são outros 9.275 alunos matriculados: 6.800 no ciclo 1 (1º ao 5º ano) e 2.475 no ciclo 2 (6º ao 9º e Supletivo). Pelo ciclo 1, a escola com maior número de alunos é a  “Jonas Alves de Araújo”, no Comerciários, que contabiliza 966 alunos. Nas escolas de Ensino Fundamental os horários das aulas são das 7 às 11h40 e das 12h30 às 17 horas. As aulas do Supletivo acontecem no período noturno, das 19 às 23 horas.
 
Uniformes e material são novidades – O secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, destaca que 2011 será um ano que ficará na história do Município. “É o ano em que marcará a estreia dos uniformes, que distribuímos no final do ano passado, e dos kits de material básico que entregaremos gratuitamente no dia do início das aulas”, ressalta.
A Prefeitura investiu R$ 600 mil na aquisição de materiais de uso pessoal diário e mochilas. Serão distribuídos três tipos de kits [veja descrição abaixo], de acordo com a modelagem em que o aluno está matriculado: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Também serão contemplados estudantes de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.
“Continuaremos também com o projeto Sangari, que leva ciência de maneira inteligente, criativa e prática às salas de aula, o sistema de apostilamento NAME/COC, e a expansão de vagas das Redes infantil e Fundamental”, afirma Minetto, que em dezembro de 2010, ao lado do prefeito João Cury Neto, formalizou convênio com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -, no valor de R$ 330 mil, para a compra de dois novos ônibus escolares.  Hoje temos uma frota de quase 70 veículos que fazem o transporte de 4.500 alunos por dia”, informa.

Confira o conteúdo de cada kit escolar:

KIT Ensino Infantil – Estojo, caderno de desenho, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrográficas, borracha, apontador, dois lápis, tesoura, cola, tinta para pintura a dedo, tinta para artesanato, tinta guache, massinha para modelar e mochila.
 
KIT Ensino Fundamental – Ciclo I – Estojo, caderno de caligrafia, caderno de desenho, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrográficas, borracha, apontador, duas canetas azuis, duas canetas vermelhas, dois lápis, tesoura, régua e mochila.
 
KIT Ensino Fundamental  – Ciclo II – Estojo, dois cadernos, caderno de desenho, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrográficas, borracha, apontador, duas canetas azuis, duas canetas vermelhas, dois lápis, tesoura, régua, compasso, esquadro, transferidor e mochila.

Serviço
Secretaria Municipal de Educação
Praça Dom Luiz Maria de SantAnna, 176, no Centro. 
Telefones: 3813-3803 / 3814-1114 / 3814-3407 
 

Da Secretaria Municipal de Comunicação de Botucatu-SP 

Notícias relacionadas