Avaré 31ª Fampop: hoje, 2ª eliminatória com 11 concorrentes e show com Luiza Possi

Luiza PossiAberta na quinta-feira(7) pela cantora paulistana  Paula Lima, a Fampop Feira Avareense da Música Popularna na Estância Turística de Avaré, tornou-se ao longo dos últimos 31 anos o mais conceituado festival de música popular do interior do país. Neste sábado(9) acontece a 2ª eliminatória nacional e com show de Luiza Possi.

Sábado, 9/11 – Luiza Possi
Filha dos músicos Zizi Possi e Líber Gadelha, o primeiro trabalho de Luiza foi ‘Eu sou assim’ produzido por Rick Bonadio, em 2001. Já nesse primeiro álbum conseguiu emplacar a faixa ‘que levava o mesmo título de seu álbum na novela "Mulheres Apaixonadas", das 21h na TV Globo.
Em 2004, lançou o segundo álbum ‘Pro Mundo Levar’, onde "hitou" com ‘Over the Rainbow’, inclusive com versão em português que fez parte da trilha sonora da novela ‘Chocolate com Pimenta’.
O DVD baseado na turnê ‘Escuta Tour’ rendeu à Luiza Possi suas primeiras indiçaões ao Grammy Latino em três categorias: Melhor Artista Revelação, Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira por Escuta.
Luiza participou de alguns reality shows como a primeira edição do Circo do Faustão; foi jurada do Ídolos 2011 e em 2012 foi técnica assistente do cantor Daniel, no The Voice Brasil.

Paula Lima – Sua música tem grande influência de artistas negros, como Quincy Jones, Ella Fitzgerald, Elza Soares, Gilberto Gil e Jorge Ben Jor. Enquanto cursava a faculdade de Direito, Paula entrou para a Unidade Móvel, banda liderada por Eugênio Lima e Will Robson. Com o grupo, lançou um CD chamado "Quebrando o Gelo do Clube".
Em 1995, foi a cantora convidada para integrar outra banda, o Grêmio Recreativo Amigos do Samba, Rock, Funk & Soul, com a qual participou do CD "23", de Jorge Ben Jor, nas faixas "Princesa" e "Engenho de Dentro". Em 1998, nova mudança. Desta vez, entrou para a banda Funk Como Le Gusta, fazendo parte do disco "Roda de Funk", de 2000. Logo em seguida, recebeu um convite para gravar um trabalho-solo. Seu primeiro disco foi "É Isso Aí", de 2001. O álbum teve participação fundamental de Seu Jorge, que cedeu três músicas inéditas. Desde então, ela lançou outros três CDs e um DVD, "SambaChic", de 2008.
    
Promovido pela Prefeitura de Avaré desde 1983, a Fampop conta com apoio da Secretaria Estadual da Cultura, através da Abaçaí Organização Social de Cultura e terá como palco a Concha Acústica, no centro da cidade.

Confira a programação de shows da 31ª Fampop:

Sexta-feira, 8/11 – Tavito
O compositor animará a primeira eliminatória nacional da Fampop, na sexta-feira, 8 de novembro. Luís Otávio de Melo Carvalho para os muito íntimos, Tavito para todos, músico, compositor, arranjador, produtor de discos e publicitário, nascem em Belo Horizonte (MG) no dia 26 de janeiro de 1948.
Aos 13 anos de idade, ganhou seu primeiro violão. Autodidata, logo em seguida começou a participar de serenatas e a atuar em festas em sua cidade natal, além de compor suas primeiras canções.
Em 1965, conheceu Vinicius de Moraes, que se encantou com a sua performance ao violão. Foi, então, convidado pelo poeta para acompanhá-lo em alguns shows pela cidade de Belo Horizonte (MG).
Integrou nos anos 70 a banda Som Imaginário, que fundia rock progressivo e música mineira, ao lado de Wagner Tiso, Zé Rodrix, Fredera, Luiz Alves e Robertinho Silva. Acompanhou Milton Nascimento durante algum tempo e desde 1973 atua na produção de discos e composição de jingles, atividade que só interrompeu em 1979, quando lançou seu primeiro disco, e que retomou mais tarde. Atuou também com o conjunto Terra Molhada. Seus maiores sucessos foram "Rua Ramalhete" (com Ney Azambuja) e "Casa de Campo" (com Zé Rodrix), consagrada na interpretação de Elis Regina. O primeiro disco, "Tavito", de 1979, foi relançado em CD em 1997.

Domingo, 10/11 – Marcos Valle (Patrono do Festival)
Patrono da 31ª Fampop, Valle fará o show da final, na noite de domingo, 10 de novembro. Marcos Kostenbader Valle (Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1943) é um compositor, cantor, instrumentista e arranjador brasileiro.
Foi um dos principais nomes da música popular brasileira nos anos 60 e começo dos 70. É irmão do letrista Paulo Sérgio Valle e primo do compositor Pingarilho. Começou a estudar piano clássico aos seis anos de idade e formou-se em piano e teoria musical em 1956. O primeiro sucesso da dupla Marcos e Paulo Sérgio foi “Sonho de Maria”, em 1963.
Marcos começou tocando no trio formado por ele, Edu Lobo e Dorival Caymmi. Em 1964, sua canção Samba de Verão atingiu o segundo lugar nas paradas de sucesso estadunidenses, e teve pelo menos 80 versões gravadas nos EUA. Escreveu muitos temas para telenovelas, dentre elas Pigmaleão 70 e Os Ossos do Barão. Nos anos 70, a TV Globo encomendou aos irmãos Valle e Nelson Motta que fizessem uma canção de natal para o fim do ano, com os atores das telenovelas e artistas da Rede Globo cantando. A canção tornou-se um sucesso tão grande que nunca mais saiu do ar, sendo presença obrigatória no Natal da Rede Globo até hoje.
Jet-Samba foi o primeiro disco gravado no Brasil após dezenove anos, e o primeiro totalmente instrumental em 38 anos, com Valle comandando toda a produção e também assinando os arranjos. Seu último trabalho é o CD e DVD Marcos Valle Conecta, lançado em 2008.

O Festival
Vinte e seis músicas concorrerão a prêmios entre as 843 inscritas, vindas de todos os cantos do Brasil. É o maior número de inscrições recebido desde 2001. Após coordenar o trabalho de pré-seleção das canções concorrentes, Juca Novaes, presidente da Comissão Organizadora da Feira Avareense da Música Popular, prevê que "teremos um festival de excelente nível musical, com grande diversidade de gêneros e ritmos".
Dentre os classificados, figuram representantes de oito estados da federação, e alguns nomes que já foram premiados na história da Fampop, como Dani Black, Kleber Albuquerque, Fernando Cavallieri, Paulo Monarco, Bilora e o violonista Marcelo Lavrador. Destacam-se também na lista nomes como de Leandro Léo, parceiro de Maria Gadu, e a conhecida poeta Elisa Lucinda.

Confira, cronologia do Festival com a série de apresentação das concorrentes, nas quatro noites

Eliminatória – Fase Avareense – 07.11
 
1) Beira de cerca
Compositores: Anderson Salgueiro e Clodoaldo Salgueiro
Intérpretes: Julio Matos e Adriano
2) Conversa nunca tida
Compositor e Intérprete: Caio Amoedo
3) Marinha
Compositor: José  Antônio Puleio
Intérprete: Gabriela Corrêa de Toledo
4) Flor de madeira
Compositor: Mariana Ornellas
Intérpretes: Mariana Ornellas e Caio Amoedo/Avaré/SP
5) Machu Picchu
Compositor: Normando Amazonas
Intérprete: Banda Blimeristas
6) Ah, como eu amo cantar
Compositores: Ricardo Nass e Danilo Senegalia
Intérprete: Maria Fernanda
7) Toda poesia
Compositores: Claudio Guerra e Eduardo Santhana
Intérprete: Vanessa Reis
8) Tributo a minha escola de samba
Compositores: Célia Cristina Pereira e Benedito Luiz Pereira
Intérprete: Cris Tainá
9) Janela
Compositor e Intérprete: Caio Mendonça Amoedo
10) Por querer
Compositores: Flávio Mantovani e Kléber Godoy
Intérprete: Kléber Godoy
11) Baunilha
Compositores: Marcio Landi Cabral, Alex Rodrigo Bento e Rafael Javaro
Intérprete: Banda Varal Royal
12) Saudade errada
Compositor: Wilson Barcellos
Intérprete: Lilian Mazza
 
 
1ª Eliminatória Nacional – 08.11
 
1) Receita de Sucesso
Compositor e Intérprete: Sidney Ferreira da Cruz
Cidade: Itaí/SP
2) Assis (Música instrumental)
Compositor: Rogério Botter Maio
Intérprete: Rogério Botter Maio Trio
Cidade:Franco da Rocha/SP
3) O Assalto
Compositor: Sandro Roberto de Almeida
Intérpretes: Sandro Livahck e Rennan Inquerito
Cidade: Americana/SP
4) Imensurável
Compositor: Roberto Ázis
Intérprete: Ninah Jo
Cidade: Três Rios/RJ
5) Suspiro e Saudade
Compositor e Intérprete: Valmir Ribeiro de Carvalho (Bilora)
Cidade: Contagem/MG
6) Música classificada da Fase Avareense
7) Chorei num Samba
Compositores: Ítalo Lencker e Bruna Moraes
Cidade: São Paulo/SP
8) Dez cordas e um Chamamé (Música instrumental)
Compositor e Intérprete: Sidnei de Oliveira
Cidade: São Paulo/SP
9) Entra Roda
Compositor: Anna Tréa
Intérprete: André Fernandes
Cidade: São Bernardo do Campo/SP
10) Salve e Folia
Compositores: Adriano Sperandir e Valéria Pisauro
Intérpretes: Adriano Sperandir e Adriana Sperandir
Cidade: Osório/RS
11) Música classificada da Fase Avareense
12) O encontro do Zé Limeira com a mulher de um dedo só
Compositor e Intérprete: Kleber Albuquerque
Cidade: São Paulo/SP
13) Nome da Música:  Because Ousa
Compositores: Dani Black e João Guarizo
Intérprete: Duda Brack
Cidade: São Paulo/SP
 
2ª Eliminatória Nacional – 09.11
 
1) Nome da Música: Narciso
Compositor e Intérprete: Wander Bêh
Cidade: Barra Bonita/SP

2) Outros Tempos (Música Instrumental)
Compositor e Intérprete: Vanderlei Pereira
Cidade: Botucatu/SP

3) A saber o sabor
Compositores: Paulo Monarco e Álisson Menezes
Intérprete: Paulo Monarco
Cidade: Cuiabá/MT

4) Flor da Loucura
Compositores: Elisa Lucinda, Marcus Lima e Márcio Proença
Intérprete: Marcus Lima
Cidade: Niterói/RJ

5) Rosa dos Ventos
Compositor e Intérprete: Bruno Batista
Cidade: São Luis/MA
6) Música classificada da Fase Avareense

7) Lua Nua
Compositor e Intérprete: Fabrício dos Anjos
Cidade: Belém/PA

8) Mata Cavalo (Música Instrumental)
Compositor e Intérprete: Marcelo Lavrador
Cidade: São Paulo/SP

9) Shirley
Compositor: Túlio Borges
Intérprete: Sandro Dornelles
Cidade: Cachoeira do Sul/RS

10) Lua de Saturno
Compositores: Fernando Cavallieri e Léo Nogueira
Intérprete: Fernando Cavallieri
Cidade: Santo André/SP

11) Música Classificada da Fase  Avareense
12) Arrochar
Compositor e Intérprete: Tais Nader
Cidade: Salvador/BA

13) Fim de Romance
Compositores: Bianca de Godoi Mosca, Elisa Tavares de Macedo Ottoni de Menezes, Paulo Vinicius Aparecido da Silva e Leandro Aparecido da Silva
Intérpretes: Leandro Léo, Vinicius Bolinho e Bianca Godoi
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

(Com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Avaré)

Notícias relacionadas