Avaré: Com 30,4% da população, Santuário é eleito símbolo

Santuario_NS_Dores_avareNo próximo dia 15 de setembro, Avaré comemora seus 150 anos de história. Como parte das comemorações, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, em parceria comuma emissora de TV, realizou um concurso para escolher o símbolo da cidade em seu Sesquicentenário. Toda a população – de 83.565 habitantes –  foi convidada a participar votando no ícone que

melhor representa a cidade. Na disputa estavam o Santuário de Nossa Senhora das Dores, Represa de Jurumirim e Largo São João. No entanto, apenas 25.403, ou seja, 30,4% dessa população votaram.

DSC00198O resultado surpreendeu o pároco da igreja, padre Tarcísio de Oliveira Pinto, pois a primeira prévia divulgada pela emissora apresentava a Represa Jurumirim em primeiro lugar com 60% do votos e o Santuário em segundo lugar, porém muito distante com apenas 30% dos votos.

Contudo, o resultado final trouxe  o Santuário de Nossa Senhora das Dores em 1º lugar com 13.274 votos, o que representa 52% dos votos totais. Em segundo ficou a Represa de Jurumirim com 7.764 votos (31%) e em 3% lugar o Largo São João com 4.369 votos (7%).

DSC00199“Foi uma alegria muito grande para todos nós a escolha do Santuário como símbolo municipal. Sobretudo, por ter sido eleito com um número significativo de votos. Creio, pessoalmente, que o Santuário foi a melhor escolha. Justamente pelo fato de marcar as origens e toda a história desta cidade. Nestes 150 anos esse templo esteve presente em todas as fases. Assim como nós temos no primeiro verso do hino de Avaré a lembrança do marco da humilde capela. Ressalto aqui também o fato de boa parte das famílias avareenses terem vivido momentos importantes de suas vidas nesse templo. Momento em que foram batizados, fizeram sua primeira comunhão, se casaram, também aqui celebraram a Eucaristia e assim se alimentaram do próprio Cristo. Quantas pessoas aqui, nesse templo encontraram refúgio, esperança em momentos de agonia e angústia, encontraram nesse lugar o aconchego, o acolhimento. Por isso mesmo, mais uma vez, eu friso que realmente o Santuário foi a melhor escolha nesse concurso, afirma padre Tarcísio.

HISTÓRIA

Principal igreja da cidade, o Santuário de Nossa Senhora das Dores foi erguido no local exato onde Avaré surgiu. Ali ficava a primitiva capela do Major. Construída no final do século XIX, a primeira matriz foi erguida onde está hoje o pátio da atual igreja. Nos anos de 1913, 1917 e 1921, o templo foi visitado por Santa Paulina, que esteve em Avaré para conhecer as comunidades de freiras da Santa Casa, do antigo Hospital São Vicente de Paulo e do Externato São José. Em estilo neogótico, a bela igreja foi concluída em 1945 pelo pedreiro italiano Pedro deLa Santina. Ricamentedecorada com vitrais e afrescos de imagens sacras e cenas bíblicas, teve seu interior ornamentado pelo pintor esloveno Francisco Paulovic. O Santuário guarda em seu acervo a centenária imagem da padroeira e altares como o do Calvário e do Rosário. (Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Avaré)

Notícias relacionadas