Avaré: Congresso do cavalo QM termina domingo; 3,9 mil inscrições

O 21º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha de Conformação e Trabalho, "o show do cavalo mais versátil do mundo", que está acontecendo em Avaré desde o último dia 27, termina neste domingo, 1º de maio, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel. O evento totalizou 3.934 inscrições.

Segundo o Departamento de Esportes da Associação, desse total de inscritos, 3.552 são exclusivamente para as provas válidas pela ABQM e 382 pela American Quarter Horse Association (AQHA). Em relação a esse número apurado, o parque deverá receber 1.680 animais em competição pertencentes há, aproximadamente, um mil proprietários e que estarão sendo representados por quase 1,2 mil competidores. "Serão 850 troféus de premiação e distribuição de R$ 530 mil em dinheiro", disse Marcello Xavier, responsável pelo departamento. Segundo ele, ainda foram instaladas cerca de 1,3 mil baias pré-montadas, além das 250 baias de alvenaria existentes no recinto. 
 
  

 De acordo com estimativa apurada pela ABQM, o evento deverá proporcionar um impacto econômico entre R$ 6 e 7 milhões em relação à rede hoteleira, restaurantes e o comércio em geral. Plantéis de quase todo o Brasil estarão disputando os almejados troféus de campeões nas provas de Apartação; Rédeas; Working Cow Horse; Laço Cabeça; Laço Pé; Laço em Dupla; Laço de Bezerro; Laço de Bezerro Técnico; Três Tambores; Seis Balizas; Maneabilidade e Velocidade; Cinco Tambores; Team Penning; Ranch Sorting; e Conformação.

O evento será transmitido pelo Canal Rural. Como novidade, palestras da Galeria do Conhecimento e filmes no Cinema UC, uma realização da Universidade do Cavalo.

Leilões agitam o mercado quartista

Durante o evento, ocorrerão leilões promovidos por destacados plantéis, onde serão ofertados mais de 200 animais de várias linhagens da raça. O encerramento do leilão ocorrerá às 18h do dia 30/04 (Com a Secretaria Municipal de Comunicação) 

Notícias relacionadas