Avaré: largada da 68ª São Silvestre às 18h30 desta terça-feira

Evento mais importante do calendário esportivo de Avaré, a 68ª Corrida de São Silvestre acontece na próxima terça-feira, 31, às 18h30. A largada será na Concha Acústica (Praça Prefeito Romeu Bretas). A prova, que este ano homenageará seu inesquecível criador, Elias Ward, atrai atletas profissionais de todo o Brasil, além de abrir espaço para…

corredores amadores que durante todo ano participam das corridas promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Os participantes devem retirar seus chips até às 14h no dia 31 na secretaria (localizada na Concha Acústica).
           
Os organizadores aconselham aos atletas não profissionais que tenham cuidado para não prejudicar o corpo. O ideal é cumprir a meta de finalizar a corrida, sem a obrigatoriedade de fazer o melhor tempo. Especialistas sugerem que os esportistas evitem desgastes antes e depois da prova, além de cuidar da alimentação a fim de repor as energias.
           
O traje esportivo a ser usado e o tênis também são itens importantes. O corredor precisa sentir-se confortável. É melhor optar por tecidos leves que não barrem a transpiração. O calçado deve ter amortecedor e proporcionar estabilidade durante o percurso.
 
 
Fique por dentro do percurso

A largada do percurso de 10 quilômetros será na Concha Acústica (Praça Prefeito Romeu Bretas), segue pela Rua Pernambuco, contorna à direita na Rua Coronel João Cruz e retorna na Rua Rio Grande do Sul prosseguindo pela Av. Paulo Novaes até a Av. Gilberto Filgueiras.

Em seguida, os corredores acessam a Av. Prefeito Misael Euphrasio Leal e retornam pela Av. Paulo Novaes, Rua Bahia, Rio de Janeiro, novamente Rua Coronel João Cruz, Rua Rio Grande do Sul, Rua Nho Nhô Pereira e finamente entram na reta final na Rua Pernambuco.
 

NO DIA DA PROVA
• Esteja no local da largada (Concha Acústica – Praça Prefeito Romeu Bretas) no mínimo uma hora antes.
• Inicie os alongamentos 30 minutos antes da prova e depois faça um trote de aquecimento de 15 minutos e 5 tiros de 100 metros.
• Alongue as pernas, a panturrilha, o calcanhar e também ombros, braços e peito.
• Esteja pronto para largar 5 minutos antes de soar o sinal.
 

DURANTE A PROVA
• Corra em um ritmo confortável, numa velocidade que corresponda à sua rotina de treinamento.
• O esforço excessivo leva o corredor a perder o controle da respiração, ocasionando a dores no baço. Se isso acontecer com você, diminua o ritmo e respire pausadamente até a dor desaparecer por completo.
• Para encarar subidas, equilibre o esforço movimentando os braços num ângulo de 90 graus mais energicamente e sempre na lateral do corpo.
• Já as descidas, ainda que pareçam fáceis, é preciso muito cuidado, porque seu corpo passa a pesar até quatro vezes mais e essa sobrecarga pode machucar seriamente os joelhos. O segredo é diminuir o ritmo, inclinar o corpo um pouco para trás. (Da assessoria de imprensa)

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