Avaré oferece ensino em tempo integral para mais de 700 alunos na rede municipal

Mais de 700 alunos avareenses já têm atividades educativas durante sete horas diárias –  A Secretaria de Educação de Avaré (87.238 habitantes) contemplou sete escolas do ensino básico no programa “Mais Educação”, que amplia a jornada escolar e a organização curricular a fim de aprimorar os conceitos educacionais levados aos alunos em sala de aula.

O programa oferece atividades nas seguintes frentes: Educação Ambiental; Agroecologia; Comunicação: uso de mídias e tecnologia educacionais; Cultura, Artes e Educação; Esporte e Lazer: futsal; karatê; basquete, judô, xadrez e Acompanhamento Pedagógico: matemática, língua portuguesa com ênfase na leitura e produção de texto e alfabetização.

Lúcia Lellis, secretária de Educação, explica que as escolas foram pré-selecionadas através do cruzamento de informações do Bolsa Família, do Índice do IDEB da escola e o nível de vulnerabilidade social da região onde se situam, tendo a presença obrigatória de todas as escolas da zona rural.
Até o momento, as sete unidades incorporadas ao programa totalizam 762 alunos. São elas: EMEB Profª. Norma Lília Pereira (Santa Mônica), EMEB Orlando Cortez (Vila Operária), EMEB Salim Antonio Curiati (Vila Martins), EMEB Profª Elizabeth de Jesus Freitas (São Judas), EMEB Moacyr Parise Correia (Barra Grande), EMEB Profª. Celina Villela Duarte Bruno (Costa Azul) e EMEB Profª. Evani Elaine Battochio Casolato (Ponte Alta).

Os horários de funcionamento dessas escolas no período matutino se estendem até às 14h e, no vespertino, começam mais cedo: às 10hs. Cada unidade faz a programação de atividades de acordo com a preferência dos alunos e suas necessidades pedagógicas. A Secretaria de Educação disponibilizou professores comunitários para coordenar o programa. Já os chamados “oficineiros” trabalham com os alunos durante as horas aulas de atividades.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Notícias relacionadas