Avaré: prefeito anuncia mudanças no secretariado

O prefeito Poio Novaes (PMDB) anunciou nesta terça-feira(15), mudanças em seu secretariado. Em coletiva realizada no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel (Emapa), o chefe do executivo municipal divulgou os três novos nomes que integrarão sua equipe de governo.

A psicóloga Viviane Alves Mendes assumiu a pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, antes ocupada por Deira Villen, que continua respondendo pela secretaria de Administração. Na Comunicação, o jornalista Lucas Mota substitui Ana Maria Ribeiro, que até o momento acumulava também a chefia de gabinete. Ela permanece no cargo de Chefe de Gabinete.

Outra modificação anunciada por Novaes foi a separação das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, medida aprovada pela Câmara Municipal na sessão de segunda-feira, 14/10. Rico Barreto, que acumulava as duas pastas, ficará apenas com a Agricultura. Para comandar os trabalhos à frente do Meio Ambiente, foi apresentado Julio Ruffin Pinhel, especialista em educação ambiental e gestão de resíduos Sólidos. 

Segundo o prefeito, os ajustes ocorreram em razão da sobrecarga de funções dos secretários, que agora poderão dedicar-se exclusivamente às suas pastas. “Escolhemos pessoas competentes e com experiência para desempenhar um trabalho profissional em seus respectivos cargos”, disse. 

Confira abaixo um breve currículo dos novos secretários.
 
Viviane Maria Alves Mendes – Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social

Viviane Maria Alves Mendes é formada em psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Funcionária concursada da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social desde 2010, já prestou atendimento psicossocial nos abrigos municipais e coordenou o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Como profissional do setor público, acumulou experiência na Delegacia de Defesa da Mulher, em Avaré, e trabalhou na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), em Cerqueira César-SP. Entre 2005 e 2008, atou no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest). Também foi voluntária da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Lucas Mota – Secretário de Comunicação

Jornalista graduado pela Universidade Mackenzie, Lucas Mota já trabalhou nas áreas de assessoria de imprensa, marketing político, mídias sociais e em publicações de mercado. Filiado à Associação Brasileira dos Consultores Políticos (Abcop), prestou consultoria em planejamento de comunicação para campanhas eleitorais de âmbito municipal e estadual em São Paulo-SP, na região de Mogi das Cruzes, no Vale do Paraíba e em Avaré.

Em agências de comunicação em São Paulo, respondeu pelo atendimento a clientes de diversos segmentos, tais como: Grupo Santander Brasil, Porto Seguro Seguros, Libbs Farmacêutica, Sadia e Metalfrio Solutions.
Tem trabalhos editoriais assinados para empresas e entidades como Fecomercio-SP, revista Cardnews, Shopping Center Norte, Sebrae-SP e TNT Transportadora. Também foi produtor de programa diário de entrevistas com deputados estaduais e federais, secretários de governo e economistas na allTV, tv via internet.

Julio Ruffin Pinhel – Secretário de Meio Ambiente

Especialista em Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos, Julio Ruffin Pinhel é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e pós graduado em Gestão Ambiental pelo Senac.

Integrou o Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Botucatu. Desde 2008, é integrante do Instituto de Projetos e Pesquisas Sócio Ambientais (Ipesa), no qual coordenou projetos de gestão de resíduos e capacitação de catadores de materiais recicláveis em Itapecerica da Serra (SP), Santana do Parnaíba (SP) e Alumínio (SP). Atualmente, é membro do conselho fiscal do Instituto. Também participou do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis patrocinado pela Petrobrás.
Pinhel já atuou em pesquisas acadêmicas e educação ambiental na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na ONG SOS Cuesta de Botucatu e no Departamento de Zoologia da Unesp. É autor de diversos títulos na área de gestão ambiental, entre eles: Do Lixo à Cidadania: Guia para formação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, Ed. Peirópolis; Catador de Resíduos Recicláveis: Um perfil profissional em Construção, Ed. Claraluz

Notícias relacionadas