Avaré: Rally Sertões Series tem início no dia 10

Rally Sertões SeriesRally Sertões Series (1)Corrida O Operário (1)Foto - ADEQUACOES FEIRA DA LUASAMSUNG

E mais: Rally Sertões Series tem início no próximo dia 10; Corrida “O Operário” tem participação de 140 atletas; Turismo: visitas técnicas analisam o Bairro dos Rochas; Prefeitura vai comprar mais 500 toneladas de asfalto para operação tapa-buracos; FATEC será instalada no Bairro Camargo, anuncia Poio Novaes; Após reparos, Feira da Lua volta a funcionar dia 10 de maio

Rally Sertões Series tem início no dia 10

Sediado no Parque Fernando Cruz Pimentel, a etapa abre a temporada off road nacional. Começa, na próxima sexta-feira, 10, a chegada das equipes e pilotos inscritos no Rally Sertões Series em Avaré. Primeira etapa da temporada off road da Dunas Race, a iniciativa terá suas provas realizadas durante todo sábado, percorrendo área traçada entre os municípios de Avaré e Itatinga. Esta será a terceira vez que a cidade sedia uma etapa da disputa. 

As equipes ficarão concentradas no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, área que também servirá para instalação dos boxes e salas obrigatórias. De lá, os competidores largarão para o deslocamento até o início do trecho cronometrado, por onde vão passar os carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs.

Na sexta-feira, além de acontecer as instalações e acomodações de cada equipe, também acontecem as vistorias dos veículos, além da apresentação, às 14 horas, das categorias Protótipo-T1, Production-T2, Super Production, Pró Brasil, Caminhões Leves e Pesados. No sábado, por sua vez, os veículos saem da cidade às 08h30 e participam da Largada Especial às 09 horas; carros e caminhões deixarão o perímetro urbano de Avaré às 10h20. A chegada está prevista para acontecer a partir das 13h15.

A expectativa da Secretaria de Turismo é que, além de projetar a cidade em nível nacional e internacional, o consumo de serviços e produtos aumente consideravelmente durante o evento, proporcionando aquecimento na economia local. As etapas que acontecerão em Avaré são válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões e Rally Baja para motos, quadriciclos e UTVs.

 

Turismo: visitas técnicas analisam o Bairro dos Rochas

SAMSUNG 

A área contará, nos próximos meses, com um roteiro de visitação dos turistas hospedados nos hotéis da cidade. A Secretaria de Turismo deu início, nas últimas semanas, a visitas nas propriedades existentes no Bairro dos Rochas, área rural que será alvo, ainda no primeiro semestre deste ano, de um roteiro para exploração turística. Com a implantação do projeto, as  propriedades rurais passarão a desenvolver ações e atividades direcionadas a turistas e demais visitantes que passam pelo bairro.
 
As visitas técnicas tencionam fazer um diagnóstico amplo das propriedades e suas atividades cotidianas para a inclusão no roteiro a ser desenvolvido. O bairro foi escolhido pela Sectur para ser o próximo da cidade e por reunir pequenas propriedades rurais voltados para a Agricultura e Pecuária familiar, além de possuir grande beleza natural devido ao terreno acidentado.
 
Após a conclusão do diagnóstico, a Secretaria de Turismo deverá iniciar a preparação das propriedades, por meio de treinamentos específicos, para direcionar e disciplinar as ações a serem desenvolvidas. Estão previstas várias benfeitorias para a comunidade em questão, como melhoria da estrada rural, além de sinalização e ações de divulgação do local para atrair turistas, principalmente os hospedados nos hotéis de lazer existentes na cidade.

Prefeitura vai comprar mais 500 toneladas de asfalto para operação tapa-buracos
 
Foram beneficiadas, nos últimos dias, várias ruas dos bairros Alto da Boa Vista e Brabância, dentre outras localidades. O Prefeito da Estância Turística de Avaré, Poio Novaes, determinou outra medida para intensificar os trabalhos da operação tapa-buracos que está sendo realizada na cidade. Além da contratação da empresa terceirizada, cujo processo licitatório está em andamento, a Prefeitura está providenciando a aquisição de 500 toneladas de massa asfáltica.
 
Com licitação em andamento, no próximo dia 10 de maio, está prevista a abertura dos envelopes para a compra das 500 toneladas de asfalto. No início do ano, a  Prefeitura já havia adquirido 400 toneladas de asfalto, dos quais 340 toneladas já foram utilizadas para tapar os buracos.
 
Independente destas medidas, a operação tapa-buracos prossegue em todos os bairros da cidade, juntamente com os trabalhos para recolocação de lajotas. Segundo a expectativa da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços, a equipe está priorizando as vias que apresentam situação mais precária e conforme os pedidos feitos pela população.
 
Na última semana, as equipes da operação tapa-buracos e a de recolocação de lajotas passaram por ruas do bairro Alto da Boa Vista e Colina Verde, além de áreas do bairro rural Ponte Alta e em algumas das ruas mais afetadas do bairro Brabância, com especial ênfase à área da ETEC Professor Fausto Mazzolla, que está bastante prejudicada.
 
“Estamos fazendo, neste momento, as principais ruas de cada bairro como forma de possibilitar o escoamento dos veículos em geral, e quando essas áreas estiverem recuperadas, o trabalho será deslocado para os demais buracos”, declarou o secretário Paulo Henrique Ciccone, destacando que os trabalhos serão retomados já na próxima semana. 
 

FATEC será instalada no Bairro Camargo, anuncia Poio Novaes

 Escolha terreno FATEC (2)

Após a escolha da área, o Centro Paula Souza dará andamento ao processo para agilizar o início das obras da FATEC em Avaré. Após analisar as alternativas de áreas disponibilizadas pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré, a coordenação do Centro Paula Souza, autarquia responsável pela gestão das FATECs de São Paulo, selecionou a área onde será construída a unidade avareense.

Segundo informações transmitidas ao Prefeito Poio Novaes, a faculdade de tecnologia será instalada no terreno próximo ao Centro de Ressocialização, no Bairro Camargo. Também foi proposto aos técnicos que visitaram Avaré, no último mês de março, uma área no Brabância II, próximo ao lago Bertha Bannwart

Os técnicos do Centro Paula Souza escolheram esta área, principalmente, em função da facilidade de acesso à rodovia SP-255 (João Mellão) e das dimensões da área no Camargo, bastante superiores às do terreno apresentado no Brabância II. As análises técnicas foram feitas, no último mês de março, pela arquiteta Bruna Fernanda Ferreira e por Aguinaldo Garcez, representantes do Corpo Técnico do Centro Paula Souza.

A intenção é que o futuro campus avareense conte, ao menos, com um curso na área de Informática. Também foram selecionadas as disciplinas Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agroindústria, Banco de Dados, Gestão Ambiental e Gestão de Turismo; também está sendo analisado um curso ligado à Saúde. Um dos critérios para a escolha é que não haja conflito com os já oferecidos pelo Instituto Federal existente na cidade.

 

Após reparos, Feira da Lua volta a funcionar dia 10 de maio

 Foto - ADEQUACOES FEIRA DA LUA

Por conta das adequações, na próxima sexta-feira, dia 03, não haverá Feira; uma das principais melhorias será na parte elétrica, proporcionando mais segurança aos expositores e frequentadores.
 
A partir do dia 10 de maio, a Feira da Lua da cidade de Avaré, uma iniciativa que tem boa aceitação da população, estará ainda melhor. A Prefeitura iniciou, na última semana, a realização de obras de adequações, com o principal objetivo de melhorar a parte elétrica da feira, que acontece às sextas-feiras na Praça Romeu Bretas, no Centro da cidade.

“Essas melhorias vão proporcionar mais segurança aos expositores e frequentadores da Feira, ajudando, por exemplo, a evitar incêndios e choques elétricos. Devido à forma como estavam os fios elétricos, muitas pessoas tropeçavam e caiam na Praça da Concha Acústica”, ressaltou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Rico Barreto, responsável pela Feira da Lua.

Para que essas melhorias aconteçam, será necessário suspender a realização da Feira na próxima sexta-feira, dia 03. Neste dia, a Secretaria da Agricultura irá se reunir com os expositores para mostrar as intervenções que estão sendo feitas e discutir com eles as alterações na disposição das barracas. “Nossa preocupação é que essas mudanças sejam definidas em conjunto com os expositores, levando em consideração as características e as necessidades de cada um”, afirmou Rico Barreto. 

Idealizada em meados de 2011, a feira noturna ganhou, em pouco tempo de existência, a aprovação de vários consumidores, que se utilizam do espaço para adquirir produtos variados, como equipamentos diversos, alimentos (in natura e beneficiados) e também diversão para as crianças.

Os trabalhos de reparo tiveram início na última semana. Na primeira etapa, já executada pelos trabalhadores da Prefeitura, foram instaladas as tubulações na área de terra existente na praça. A seguir, serão cavadas valetas no mosaico português do largo. Esta fase deverá acontecer, segundo os responsáveis pela melhoria, de forma precisa, com uma equipe abrindo e fechando as trinchas quase que sequencialmente, com um segundo grupo restaurando, rapidamente, o desenho original do mosaico.

A última etapa consistirá na colocação de pedestais, erguidos em concreto, nos quais estarão fixadas as tomadas a serem utilizadas pelos feirantes. As estruturas serão dispostas a cada três metros de distância, com dois terminais de energia cada. Além disso, pensando na possibilidade de acidentes e incêndios devido ao elevado número de aparelhos elétricos utilizados durante a Feira da Lua, a coordenação instalará uma bitola maior de fiação para que não sejam sentidas perdas/quedas elétricas e evitando, também, curtos circuitos.
 
DISPOSIÇÃO DAS BARRACAS – Além das mudanças na parte estrutural, o público da Feira da Lua perceberá, também, alterações na apresentação visual da atividade, pois as barracas ganharão novas disposições dependendo de seus serviços. A ideia é que os feirantes fiquem, após a conclusão dos reparos, nas partes laterais da praça, deixando o centro da estrutura para a colocação dos brinquedos infláveis, facilitando acesso a todas as barracas.

Uma novidade será a permanência, já acertada, de um veículo da base móvel da Polícia Militar de Avaré durante as realizações, o que vai impedir a ação de vândalos no meio da feira, conforme observado em suas últimas edições. A Feira da Lua é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com apoio do Setor de Fiscalização da Prefeitura de Avaré.

 

Corrida “O Operário” tem participação de 140 atletas

Corrida O Operário (1)Corrida O Operário (4)

A prova teve início e fim nas proximidades do CAIC Djanira – Aconteceu, na manhã da última quarta-feira, 1º de Maio, a 53ª edição da corrida O Operário, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes. Segundo detalhes repassados pela organização do evento, participaram 140 atletas de Avaré e Região.

Idealizada para comemorar o Dia do Trabalho, a prova tem percurso de 5 quilômetros e englobou várias categorias. Vale destacar que, neste ano, a inscrição foi possibilitada mediante doação à Campanha do Agasalho, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade de Avaré. A prova saiu da rua Minas Gerais e seguiu em linha reta até a rua Rio de Janeiro, no centro da cidade, passando pela rua Bahia e retornando a seu ponto de partida. Os competidores deram duas voltas no trajeto.

A classificação ficou da seguinte forma:
Geral Masculino – 1º) Edivaldo Lourenço (Camarguinho) – Avaré, 2º) Magno José Trindade – Paranapanema, 3º) Vanderson Moreira – Itaí, 4º) Ronivaldo Aparecido Barbosa – Bernardino de Campos e 5º) Antonio Francisco Rodrigues – Taquarituba; Geral Feminino – 1ª) Patrícia Pilar – Avaré, 2ª) Thais Godoy – Avaré, 3ª) Lindalva Soares Silva – Avaré, 4ª) Marli Moreira Silva (Cerqueira César) e 5ª) Cássia Aparecida Vieira – Avaré;
Pré – mirim – 1º) Diego Silva – Agudos e feminino – 1ª) Isabella Ramos (Agudos); Mirim – 1º) Rafael dos Santos (Agudos) e feminino – 1ª) Evelin C. Gomes (Agudos); Infantil – 1º) Lucas Soares Oliveira (Avaré) e 1ª) Maria Fernanda Pimentel (Agudos); Master A – 1º) Douglas Santos (Agudos) e 1ª) Amanda Firmino – Avaré;
Master B – 1º) João Paulo Paixão – Avaré e feminino – 1ª) Miriam Cristina Nogueira – Avaré;
Máster C – 1º) Ulisses José de Souza; Veteranos – 1º) Wilson Fermino – Avaré e 1ª) Sandra Fátima Moreira – Avaré;
Juvenil masculino – 1º) Renato Vitor Gomes – Avaré.

A entrega dos troféus e medalhas aconteceu na sequência da corrida, com a presença do Prefeito de Avaré, Poio Novaes, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maisa Grassi Novaes, e do Secretário de Esportes, Clayton Falanghe Macário.

Notícias relacionadas