Avaré realiza obras na saúde para desafogar Pronto Socorro

Posto de Saude Vera CruzAmvapaAtendimento no PIT AvaréFesmiaFesta das mães

E mais: PROCON de Avaré retoma parceria com JEC; FESMIA chega a sua quinta edição; Ato Cívico de combate à Homofobia acontece dia 24; Jardim Brasil ganhará biblioteca ramal; Festa das Mães reuniu famílias no Horto Florestal; Avaré adotará o programa “Estrada para a Cidadania”; Horário de atendimento no PIT é prolongado; Crianças e adolescentes participam da “Semana Saúde na Escola”

Cidades participam do programa Melhoria da Educação no Município

AmvapaAção envolve integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Alto Paranapanema – A Associação dos Municípios do Vale do Alto Paranapanema (AMVAPA) possibilitou, na última semana, que representantes das nove cidades integrantes do grupo participassem do programa Melhoria da Educação no Município. A atividade foi idealizada e proposta pela Oficina Municipal e pela Fundação Itaú Social a todas as prefeituras que fazem parte dos consórcios Vale do Alto Paranapanema e CODIVAR, no Vale do Ribeira.

O programa pretende dar formação a caráter político e administrativo e buscar aperfeiçoamento do Plano Municipal da Educação (PME) e do sistema de Gestão municipal da Educação (SGME). As palestras e oficinas aplicadas nos educadores participantes pretenderam a melhoria da Educação nas cidades, com capacitação de secretários, supervisores, representantes da Sociedade Civil e Comitê Gestor municipal. Além disso, foi possível, aos participantes, conhecer mais profundamente a realidade educacional de cada uma das localidades integrantes da AMVAPA.

As aulas e dinâmicas foram ministradas nas dependências das Oficinas Culturais José Reis Filho (Cine CAC).

Crianças e adolescentes participam da “Semana Saúde na Escola”

Semana Saúde na EscolaPrograma foi aplicado em várias unidades escolares da cidade – A Secretaria Municipal da Saúde, em conjuntoa com a pasta da Educação, promoveu  recentemente o programa “Semana Saúde na Escola”. Resultado de parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação, a iniciativa acontece anualmente e aborda temas de mobilização nacional para alertar para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento da criança e do adolescente.

Neste ano, o projeto teve, como temática, “Prevenção da Obesidade e Saúde Ocular”. Em Avaré, as ações aconteceram nas CEIs e EMEBs cujos bairros possuem Unidades de Saúde da Família, como Brabância, Duílio Gambini, Paineiras, Plimec e Paraíso.

O público alvo foram crianças de quatro meses a cinco anos da Educação Infantil e de seis a onze anos. Também participaram coordenadores e professores do Ensino Fundamental da CEI Profª. Aldagiza Almeida Ward, EMEB Orlando Cortez, EMEB Duílio Gambini, EMEB Fausto dos Santos Rodrigues, EMEB Prof. Eruce Paulucci, CEI Maria Isabel Domingues Leal, EMEB Prof. Clarindo Macedo e CEI Dona Carolina Puzziello.

Foram avaliadas 1.419 crianças atendidas pela Rede Municipal quanto a peso e altura (avaliação antropométrica). Após triagem, 149 resultados alterados dos quais 30 com magreza, 11 com magreza acentuada, 77 com obesidade e 31 com obesidade grave, as quais foram encaminhadas para avaliação médica nas unidades de Saúde da Família dos bairros.

Na avaliação da acuidade visual, 913 crianças do ensino fundamental fizeram o Teste oftalmológico (Teste de Snellen), sendo que 140 crianças com teste alterado foram encaminhadas ao oftalmologista.

Outra ação essencial diretamente ligada ao tema central foi “Teste do Olhinho” (Teste do Reflexo Vermelho): de acordo com o levantamento, das 532 crianças apenas 213 apresentaram o Cartão da Maternidade e destes, somente em 95 constavam a anotação do exame realizado, o que aponta que as famílias não estão suficientemente conscientizadas sobre a importância desse teste.

Já no último dia da Semana, as enfermeiras ministraram palestras e atividades lúdicas com as crianças do ensino fundamental sobre “Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas”, com participação de alunos e professores. No mesmo período houve discussão, em sala de aula, sobre dieta saudável e a importância das identificações nas embalagens dos alimentos.

 

Festa da Família na Escola

Festa na EscolaNo último dia 10, a EMEB Maneco Dionísio organizou o projeto Festa da Família, evento que conscientizou familiares dos alunos sobre a importância e necessidade da inclusão dos pais no processo de desenvolvimento dos alunos. Cerca de 300 pessoas movimentaram o pátio do estabelecimento, onde ocorreram atividades recreativas e culturais. 

Horário de atendimento no PIT é prolongado

Atendimento no PIT AvaréPosto oferece informações a visitantes também aos domingos – A Secretaria Municipal de Turismo de Avaré informou que o Posto de Informações Turísticas (PIT), instalado no quiosque 01 da Praça Romeu Bretas (Concha Acústica) teve seu horário de atendimento ampliado para atender o público visitante de forma integral.

O PIT passou a atender, de segunda a quinta-feira, das 9 às 18 horas, às sextas-feiras, das 9 às 22 horas (período em que atenderá a demanda da Feira da Lua), e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas.

A medida foi tomada para aprimorar o atendimento ao turista, abrindo caminho para que tenham início, em breve, os trabalhos de Turismo Receptivo, atendendo visitantes em passeios desenvolvidos sob orientação de monitores capacitados.

 

Avaré adotará o programa “Estrada para a Cidadania”

Secretaria da Educação adere ao projeto da CCR SPVias – Para aprimorar a formação dos alunos da Rede Municipal, a Secretaria da Educação da Estância Turística de Avaré firmou contrato de parceria com o grupo CCR SPVias, concessionária que administra a SP-255.

O acordo que foi assinado esta semana, no Conservatório Musical de Tatuí, prevê o desenvolvimento do programa “Estrada para Cidadania”, cuja meta é levar às salas de aula, além de orientações sobre o trânsito, atividades didáticas planejadas que ajudam a promover atitudes conscientes baseadas na solidariedade, no respeito e na ética.

Ainda seguindo o conteúdo programático do projeto, nos quintos anos, o tema será Educação Ambiental que será implementando em sintonia com o projeto “Conscientizar para preservar o Mundo”, adotado pela pasta desde 2012.

Para preparar os professores, no último dia 25 de abril foi aberta uma oficina direcionada a professores que atuam com 4º e 5º anos, a fim de orientá-los como formadores do “Estrada para Cidadania”.

Durante a capacitação foram apresentados detalhes do projeto como a ideia de estimular os alunos a redigir mensagens criativas nas praças de pedágio da região, a fim de melhor conscientizar os motoristas de cuidados no volante.

Outra ideia é a confecção de desenhos com o tema Meio Ambiente, os quais, após selecionados, vão ser publicados em calendários da CCR SP Vias.

 

Festa das Mães reuniu famílias no Horto Florestal

Festa das mãesFesta das mães1

Atividades culturais e esportivas agradaram o público no último domingo – O Dia das Mães, em Avaré, foi comemorado de maneira diferente dos anos anteriores: desta vez, as comemorações, ao invés de se restringirem a apenas um bairro, foram centradas na área de convivência do Horto Florestal, um dos lugares mais freqüentados pelo público local.

Durante o dia todo centenas de pessoas, a maioria em família, tomou parte da programação previamente preparada pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Esportes, as quais novamente se uniram para oferecer opções de lazer e de atividades físicas para gente de todas as idades.

Na parte cultural, os presentes tiveram a chance de assistir a apresentações de integrantes do Clube da Viola e Sanfona de Avaré, como o Duo Esperança e as duplas Bento e Bentinho, Leone e Claudeir e Edmar e Ednardo. Os shows começaram às 14 horas e prolongaram-se durante toda a tarde.

Uma unidade de Biblioteca Itinerante ficou montada no parque para empréstimo de livros e revistas para os interessados.

Complementando a programação, a Secretaria de Esportes (SEME) comandou, durante a Festa das Mães, várias gincanas e brincadeiras junto às famílias presentes. Brincadeiras como a Corrida do Saco e outras atividades tradicionais foram feitas para agrado do público em geral. Estiveram disponibilizados materiais para partidas de vôlei, tênis de mesa, futebol e xadrez. As ações foram coordenadas pelos professores e estagiários da SEME

 

Jardim Brasil ganhará biblioteca ramal

Unidade será instalada no Centro Comunitário do bairro – A população do Jardim Brasil e bairros vizinhos contará, em breve, com uma biblioteca para atender os leitores da comunidade. A iniciativa foi confirmada esta semana pela Secretaria Municipal da Cultura, apontando que os livros vão ser disponibilizados em sala do Centro Comunitário do bairro, que já está sendo montada.

A decisão é resultado de recente reunião entre os integrantes Conselho Municipal de Política Cultural e lideranças comunitárias. Na data, foi levada ao conhecimento público o decreto do Executivo transferindo as instalações do Centro Comunitário do Jardim Brasil para jurisdição da pasta da Cultura. Como a Biblioteca Municipal, instalada no CAIC Djanira fica muito distante do bairro, a ideia é instalar ali uma biblioteca ramal, que terá em seu acervo, inicialmente, dois mil volume .

Além da biblioteca, o Centro Comunitário vai ser o ponto do Encontro de Violeiros, cujas apresentações ocorrem nas tardes de domingo. No mesmo local haverá reuniões e assembleias da Associação dos Moradores de Bairro do Jardim Brasil, além de eventos comunitários.

 

Poio Novaes realiza obras na saúde para desafogar Pronto Socorro

Posto de Saude Vera CruzA rede de atendimento básico do setor da saúde de Avaré ganhará, até o final deste ano, novas unidades em quatro bairros. – O Prefeito da Estância Turística de Avaré, Poio Novaes, começa a colocar em prática uma das principais metas do seu plano de governo para o setor da saúde. Já estão em andamento algumas obras para construção ou reforma de postos de saúde nos bairros, medida que irá contribuir para desafogar o atendimento no Pronto Socorro Municipal e melhorar o atendimento em toda a rede municipal de saúde.

Uma das obras visa concluir a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Vera Cruz, cuja entrega está prevista para setembro deste ano. Esse Posto vai beneficiar, principalmente, os moradores dos bairros Vera Cruz, Camargo e Avaré I. Também está em andamento a reforma da unidade do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) Fernando Hirata, no bairro Duílio Gambini, que será ampliado e receberá melhorias. Esse posto deverá ficar pronto em julho.

Além disso, será implantada uma nova unidade de ESF para atender, principalmente, os moradores dos bairros Vila Esperança, Jardim Di Fiori, Terras de São José e condomínios Veneza, Serena e Vale do Sol. A Prefeitura já alugou o imóvel onde o posto vai funcionar. No momento, a Secretaria da Saúde está montando a equipe de profissionais que irá atuar na unidade.

Também está em andamento o processo licitatório para ampliação do ESF Cecílio Jorge Neto, localizado no bairro Brabância. A obra prevê a instalação de novos departamentos, o que proporcionará melhoria no atendimento desta unidade de saúde.
  
A Secretaria da Saúde também já cadastrou, no sistema de monitoramento de obras do Ministério da Saúde (SISMOB), pedidos para construção de quatro novos postos de saúde na cidade de Avaré, nos bairros Paraíso, Santa Elizabeth, Plimec e Paineiras. O dinheiro para cada unidade, aproximadamente R$ 800 mil, será destinado pela União. A documentação necessária já foi entregue ao Ministério da Saúde. Falta, agora, apenas a liberação dos pedidos para que sejam viabilizas as obras de construção destes postos.

 

Ato Cívico de combate à Homofobia acontece dia 24

Organizado pelo NADSEX e em parceria com a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população e promover o enfrentamento da Homofobia no Estado. Em função do Dia Internacional de combate à Homofobia e o Dia da Luta contra a Homofobia, instituído pela Lei Estadual nº 14.462/2011, comemorados anualmente ao dia 17 de maio, o Nadsex e a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (Governo do Estado) realizarão um ato cívico com distribuição de camisetas e material informativo, intitulado “Laicidade, Democracia e Estado”, no dia 24 de maio (sexta-feira).

O ato, que ocorrerá na Praça da Concha Acústica, às 20h, durante a realização da Feira da Lua, tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento à questão.

Segundo a organização, a ideia é convocar toda sociedade civil – famílias, escolas, governos, instituições, igrejas, universidades, imprensa – para um debate sobre as questões de "Laicidade, Democracia e Estado", de forma a incentivá-los a assumir um compromisso no enfrentamento e combate à Homofobia, promovendo o respeito ao próximo e a exclusão do preconceito, nomeadamente quanto à orientação sexual e identidade de gênero dos cidadãos.
A homossexualidade já foi considerada doença mental, até que, a 17 de maio de 1990, a OMS corrige esse erro histórico, num caminho incompleto, rumo à igualdade entre pessoas com orientação sexual diferente.

O ser humano pode ser homossexual, heterossexual, ou bissexual. Qualquer uma destas orientações tem o mesmo valor clínico, sendo que a heterossexualidade é a condição dominante. Deveria ser esta a única característica diferenciadora, mas o processo de educação humana no combate à homofobia está longe de ser concluído.

 

FESMIA chega a sua quinta edição

FesmiaO Festival de Música Instrumental de Avaré terá início na próxima segunda-feira, 20, no Cine CAC – A cidade de Avaré volta a ser uma referência regional na Música com o início, na segunda-feira, 20, da quinta edição do Festival de Música Instrumental. Conhecido como FESMIA, suas atividades serão desenvolvidas no auditório das Oficinas Culturais José Reis Filho (Cine CAC).

A feira musical será aberta com apresentação do músico avareense Paulinho Ribeiro e Banda. Ex-integrante da formação original da banda Latitude, ele mostrará, durante seu show, músicas conhecidas de MPB, em uma homenagem planejada ao compositor Vinícius de Moraes, além de sucessos Pop Rock do passado e da atualidade. Na terça, 21, a apresentação será do grupo Esparadrapo, composto por músicos locais, que já integrou outras edições do FESMIA. Desta vez, eles apresentarão músicas temas de filmes conhecidos do público em geral.

Já no dia 22, quarta, o palco será de Ricardo Herz & Trio. Natural da cidade de São Paulo, o músico que liderará a apresentação é graduado em violino erudito pela USP e tem, em seu currículo, passagens pelos Estados Unidos e Europa. A apresentação, que integra o Circuito Cultural Paulista, contará com repertório baseado em clássicos do Choro, Baião e Jazz, dentre outros estilos.

Na quinta, 23, a organização aproveitará o festival e realizará, no mesmo palco, a Fase Municipal de Música Instrumental válida pelo Mapa Cultural Paulista. Desta forma, vários músicos avareenses inscritos mostrarão suas obras com vistas à seleção regional do concurso, de âmbito estadual. Fechando o FESMIA, na sexta-feira, 24, o Cine CAC abrirá espaço para que os professores e alunos do Centro de Desenvolvimento Musical (CDM) apresentem obras de Vinícius de Moraes, além de canções ligadas ao Rock e ao Blues.

As atividades agendadas para a quinta edição do FESMIA começam às 19 horas, com entrada franca a todos os interessados. Mais detalhes pelo telefone 3711-2556, durante horário comercial.

 

PROCON de Avaré retoma parceria com JEC

Com isso, os consumidores em geral terão mais segurança no cumprimento de acordos feitos com empresas – O PROCON/Avaré, atualmente sob nova coordenação, conseguiu recuperar, na última semana, parceria entre o departamento e o Juizado Especial Cível local. A ação possibilitará, a partir de agora, que os consumidores tenham seus direitos preservados quando fechados acordos junto a empresas, além de impedir um possível questionamento posterior das normas fixadas. 
 
Segundo a coordenação do PROCON/Avaré, a homologação do acordo extrajudicial transforma o mesmo em Título Executivo Judicial, que tem valor de sentença. Devido a isso, em caso de descumprimento, o consumidor poderá executar o acordo diretamente no Juizado Especial ou, se for o caso, na Justiça Comum. A principal diferença em relação ao acordo extrajudicial, que não tem homologação, é que as partes não poderão alegar fraude, coação ou erro nos termos do acordo homologado pelo Juiz, salvo se houver prova.
 
Dentre os benefícios listados com a parceria, segundos os responsáveis, está maior segurança ao consumidor em caso de descumprimento do acordo pela empresa e a diminuição de risco de questionamentos, além da diminuição do volume de processos no Juizado do município. Para tanto, a Fundação PROCON-SP se utiliza do Provimento 738/00, do Conselho Superior da Magistratura que, nos artigos 9º e 10º, permite submeter o acordo à homologação em qualquer Juizado do Estado. (Da Secretaria de Comunicação de Avaré)

Notícias relacionadas