Avaré se prepara para a 49ª Emapa

Emapa2Frea1MettallumfoniaRecuperação de estradas

E mais: Das 25 casas notunas, apenas 6 possuem AVCB; Reunião inicia integração entre setores assistenciais; Prefeitura realiza obras de recuperação nas estradas rurais; AVCB da FREA será emitido na próxima semana; Grupo Metallumfonia  se apresenta no dia 20; Avaré adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e Senar promove cursos gratuitos para área rural (Da Secretaria de Comunicação) 


Avaré se prepara para a 49ª Emapa

Emapa1

A 49ª Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (Emapa), uma das mais tradicionais mostras do gênero do interior paulista, será realizada entre os dias 01 e 10 de março. Na próxima quinta-feira, dia 21/02, haverá um coquetel para a apresentação da programação do evento para a imprensa e autoridades. A abertura oficial acontecerá no dia 05 de março.

A Emapa é organizada pelo Núcleo Nelore, sob a presidência de pecuarista Amauri Gouveia, com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Avaré.

Esta edição da Emapa trará algumas novidades. Uma delas será a parceria com a Associação Comercial e Industrial de Avaré (Acia), que tem como objetivo fortalecer e ampliar a participação do comércio e da indústria no evento.

Outra inovação será a participação de animais ovinos, além de bovinos e equinos (como ocorreu nas edições anteriores). Haverá também a realização de leilões e julgamentos das raças. A expectativa é que a Emapa terá uma movimentação de negócios na casa dos R$ 16 milhões.

A programação inclui também a apresentação de ciclos de palestras voltadas ao setor do agronegócio, com a colaboração de duas instituições locais de ensino superior

Dezenas de criadores de diferentes regiões pecuárias do Brasil trarão desde exemplares das mais conhecidas raças de corte e de leite já confirmaram participação.

Reunião inicia integração entre setores assistenciais

Setores assistenciais

O encontro, que reuniu representantes do Município e do Estado, serviu para que os limites de cada área fossem conhecidos de forma geral – Aconteceu, na última semana, o primeiro encontro entre representações da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), Fundo Social, Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS) e Delegacia Regional de Saúde Bauru (DRS) para que trabalhos em conjunto entre os departamentos sejam, a partir de agora, coordenados. Mais de sessenta profissionais discutiram os principais problemas de cada setor e também suas devidas atribuições.

O encontro foi idealizado para que, a partir dos próximos períodos, os trabalhos de Assistência Social sejam integrados e possibilitem maior comodidade à população atendida: uma das principais metas é que cada setor tenha conhecimento pleno de suas limitações e, com isso, seja estabelecido um fluxo de atendimento da população. Para os próximos meses será elaborada, por meio de união dos departamentos, uma cartilha com orientações de cada serviço que será direcionada à população e também aos profissionais da Assistência Social que atuam na cidade.

No final da reunião, as representações confirmaram, já para a próxima semana, um novo encontro para definição dos próximos passos da nova parceria.

 

Prefeitura realiza obras de recuperação nas estradas rurais

Recuperação de estradas

Serviços já foram executados também nas vias urbanas – Desde o início do ano, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, desenvolve serviços de recuperação de áreas da cidade. Os trabalhos, contudo, foram interrompidos na zona urbana para que fosse possível recuperar trechos de algumas estradas rurais, áreas essas muito afetadas pelas fortes chuvas registradas no período.

No momento, as máquinas da frota municipal – duas Patrol, uma carregadeira e um caminhão basculante – estão sendo utilizadas para recuperar trechos de acesso a fazendas e sítios, os quais se achavam sem condições de tráfego após as fortes chuvas.

Na zona urbana, segundo os responsáveis pelo setor, os serviços serão retomados assim que houver uma estiagem, pois devido à incidência de chuvas e enxurradas não é possível executar obras com bons resultados.

ROÇADAS – Desde o início das operações na cidade, mais de 20 áreas foram beneficiadas com serviços variados, como conserto de galerias, de guias e rotatórias, além do combate a áreas de erosão. Houve também reparos de mosaicos em praças, implantação de rampas de acesso nas Ruas Rio Grande do Sul e Bahia.
Nesse mesmo período, foram roçadas áreas contíguas aos postos de saúde do Plimec e da Brabância. Nove escolas foram beneficiadas com a medida, além do Centro de Educação Infantil Geraldo Benedete e da Creche Dona Bidunga.

Até agora 24 praças tiveram suas áreas roçadas pelos funcionários da Prefeitura dentro da operação de limpeza. Também receberam melhoramentos o Horto Florestal, cujas calçadas foram recuperadas e o espaço de entorno da sede da  Secretaria Municipal de Turismo.

 

AVCB da FREA será emitido na próxima semana

Frea1Frea2

A vistoria final do Corpo de Bombeiros será feita no domingo, dia17 – Falta pouco para que a Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA) tenha suas instalações liberadas, por parte do Corpo de Bombeiros, para o início das aulas regulares, marcado para a segunda-feira, 18 de fevereiro.

Os bombeiros farão a vistoria final do prédio na manhã de domingo, dia 17. Caso os peritos aprovem s melhorias e adaptações feitas no local, será emitido o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento necessário para que estabelecimentos que concentram grande número de pessoas possam funcionar de acordo com as normas de segurança exigidas por lei.

Uma pré-vistoria foi realizada na manhã da sexta-feira, 15, quando representantes do grupamento passaram por todas as dependências da instituição educacional analisando as providências tomadas até aquela data.

Em seguida, os bombeiros emitiram laudo apontando apenas a falta de uma escada de emergência, com o atenuante de que os operários estavam, no momento da análise, fazendo a instalação da peça metálica no local.

As pendências referentes à segurança do prédio da FREA existiam desde 2009 e totalizavam, no último mês de janeiro, 120 problemas a serem resolvidos antes do início do ano letivo. 

Grupo Metallumfonia  se apresenta no dia 20

MettallumfoniaEspetáculos terão lugar no auditório da Diretoria de Ensino – Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o grupo Metallumfonia fará shows gratuitos no auditório da Diretoria de Ensino (antigo Cefam) na próxima quarta-feira, em três horários: 9 horas, 14 horas e 19h30min.

Metallumfonia, formado por músicos e professores da Orquestra Sinfônica de Campinas, do Conservatório de Tatuí e do Instituto de Artes do Departamento de Música da Unicamp, tem por objetivo divulgar o repertório para instrumentos de metal escrito por compositores paulistas. Esse projeto cultural, produzido com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), pretende ainda despertar o interesse do público para a música de câmara. Mais informações sobre os espetáculos pelo telefone 3733-5057.

 

Avaré adere ao Pacto Nacional  Alfabetização na Idade Certa

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Classes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental terão acompanhamento especial – O ano de 2013 será o primeiro em que as crianças matriculadas, de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, ganharão atenção especial quanto à plena alfabetização até o final do ciclo. Isso está sendo possível com a adesão da Secretaria Municipal da Educação ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Governo Federal.

O projeto, que também é conhecido como PNAIC, é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Ao aderir ao projeto, Secretaria de Educação de Avaré se comprometeu, além de alfabetizar seus alunos e lhes garantir ensino de matemática, a realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos estudantes e lhes dar suportes por meio de constante reciclagem/capacitação dos professores.

No caso de Avaré, os educadores serão orientados por uma equipe treinada especialmente pela Secretaria de Educação. Para tanto a pasta desenvolverá projetos de capacitação, valorização e apoio para o magistério. Com isso será possível que o material didático, padronizado para todas as unidades escolares inscritas, seja complementado pela prática nas salas de aula. O avanço do aprendizado do aluno será constantemente registrado para que, no final do ciclo, correções sejam feitas.

A capacitação dos educadores será feita por um grupo de orientadores de estudo escolhjdo pela Secretaria de Educação, segundo perfil estabelecido pelo Ministério da Educação. Assim, além da qualidade do material didático disponibilizado, a experiência dos professores em sala de aula será o diferencial para a plena alfabetização das crianças.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Avaré possui 3.200 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Fiscalização: Das 25 apenas 6 casas noturnas possuem AVCB

Os estabelecimentos noturnos da Estância Turística de Avaré, cidade conhecida por concentrar vários clubes e boates que atraem a atenção de jovens, continuam, em sua maioria, com a situação irregular quanto à legislação de segurança do Corpo de Bombeiros.

Dos 25 estabelecimentos do setor em Avaré, apenas seis possuem o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Por lei, só de posse desse documento é que as casas noturnas podem abrir suas portas.

Atualmente apenas seis estabelecimentos já tomaram as providências quanto à segurança em suas instalações. São eles: Pastelaria FSF, Casarão, Villa Universitária, Cachaçaria Água Doce, Clube de Campo do Armandinho e a casa de eventos de Ricardo Moisés, no bairro Santana.  

EFEITO KISS – A onda de fiscalização das casas noturnas, por todo o país, foi deflagrada após a tragédia ocorrida na Boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, no fim de janeiro, quando cerca de 250 jovens morreram intoxicados num incêndio. No local, devido ao não-cumprimento das regras de segurança vigentes, muitas vidas se perderam.

O Corpo de Bombeiros, no início deste mês, acionou a Prefeitura para que seu setor de Fiscalização informasse a situação dos estabelecimentos do ramo abertos na cidade. A corporação solicitou a listagem das casas noturnas que foram fiscalizadas a partir de 31 de janeiro. Estão incluídos nesse rol estabelecimentos que promovem eventos de reunião de público, principalmente clubes sociais.

Senar promove cursos gratuitos para área rural

Atividades oferecem transporte e alimentação para inscritos – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Avaré abriu inscrições para vários cursos profissionalizantes para quem atua no setor rural. As atividades visam capacitar a mão de obra que atua no campo.

Este mês haverá o curso de Artesanato em Couro Lida, cujo período de realização acontece entre os dias 18 e 21. Já o curso de Empresário Rural (Módulos I e II) começa neste sábado, 16, e durará até o próximo dia 24.

Em março, conforme a programação divulgada pelo Senar, haverá cursos de Bovinocultura de Leite (Casqueamento), entre os dia 1º e 04; de Turismo Rural – Oportunidades e Empreendimentos, de 1º a 07; de Doma Racional (11 a 15) e de Processamento de Carne Bovina (22 a 24).

Os cursos são gratuitos e contam, ainda, com auxílio no transporte dos alunos para as aulas práticas e na alimentação fornecida. As vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de Avaré, que fica  na Rua Rio de Janeiro, 1723. Mais informações pelos telefones 3732-0696 ou 3733-5666. 

Notícias relacionadas