Banco do Brasil sofre tentativa de arrombamento em caixa eletrônico

Na manhã do último dia 13, foi constatado que um dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Itaporanga sofreu uma tentativa de arrombamento na sua parte frontal. Com essa, teria subido para três o número de tentativas nos últimos tempos na mesma agência. O autor ou autores certamente tinham informações que não estavam sendo filmados. Os outros bancos também não possuem câmeras.

 Ao levantar mais dados sobre isso, o Itaponews apurou que nenhuma das três agências bancárias da cidade – Banco do Brasil, Bradesco e Santander – possuem sistema de segurança com câmera de vídeo para monitoramento de movimentações nos seus setores de caixas eletrônicos. Esta tecnologia, que tem auxiliado a polícia em investigações e elucidações de crimes é tão acessível, que até os pequenos comércios a estão adotando.

 

João Marcos, gerente da agência, alegando cumprimento de hierarquia e regras trabalhistas da empresa não quis falar sobre o fato, que poderia ser tratado diretamente com a assessoria de imprensa do banco, a qual, por e-mail enviado às 12h36 do dia 14, com confirmação de leitura, foi informada do acontecido e questionada sobre a falta de câmeras na agência de Itaporanga, com um pedido de manifestação do banco nesse fato.

 

O Itaponews recebeu a confirmação da leitura do e-mail pela assessoria do Banco do Brasil, mas, até o momento não recebeu nenhuma manifestação sobre a falta desse item de segurança indispensável principalmente para os clientes e usuários de caixas eletrônicos.

 

Logo em seguida, o mesmo foi feito para as assessorias de imprensa do Bradesco e Santander. Estes dois confirmaram também o recebimento da correspondência.

 

No final da tarde de sexta-feira, apenas a assessoria do Santander fez um contato telefônico para informar que precisava de um tempo para apurar e manifestar sobre o caso, o que de fato ocorreu com um e-mail enviado às 17h46 desta segunda-feira, sem, contudo, responder especificamente sobre a falta de câmeras.

 

Baseado numa legislação de 27 anos atrás, o Santander expediu a seguinte nota: “O Grupo Santander informa que a agência situada no município de Itaporanga-SP conta com um plano de segurança devidamente aprovado pelo Departamento de Polícia Federal  e está de acordo com a Legislação competente em vigor, Lei 7102/83 e Portaria nº 387/2006 – DG/DPF, que disciplina em todo território nacional as atividades de segurança privada e bancária".

 

O objetivo desta matéria foi o de mostrar que o usuário de caixa eletrônico em Itaporanga-SP, ao contrário de outras cidades, está totalmente desprotegido, principalmente fora do horário de expediente bancário, pois os setores de caixas eletrônicos das agências locais não contam com um moderno aliado(câmeras) que poderiam auxiliar a polícia numa eventual investigação de crimes que possam ser praticados dentro dessas instalações bancárias.  Comunicar erros:

 [email protected]

Notícias relacionadas