Barão de Antonina completa 47 anos com inaugurações de piscina pública e casas populares

No dia 21 passado, o município de Barão de Antonina completou 47 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar a data, no dia 19 o prefeito Francisco Neres de Meira, juntamente com a esposa e primeira-dama Maria Neres, o presidente Câmara Silvio Carniato de Melo e os demais vereadores e outras autoridades locais, inaugurou piscinas públicas (semi-olímpica e infantil) no Estádio Lourival Costa Barros, e no dia 21 efetuou a entrega das chaves aos beneficiários de 29 novas residências construídas em mutirão. Nesse mesmo dia teve a realização da tradicional competição de motocross, evento que atrai grande público e participantes da região. 


Com uma população de 3.146 habitantes, o município começou a se formar a partir do Núcleo de Colonial Barão de Antonina, um projeto do governo estadual implantado em 1929, com distribuição de glebas iguais, previamente demarcadas e vendidas a preços irrisórios. Com isso, uma boa quantidade de brasileiros e de imigrantes europeus e orientais passou a ocupar e a desenvolver a agricultura, inicialmente com café e algodão, e depois, com a exaustão do solo, passaram a cultivar cereais, como feijão, milho e arroz, bem como a criação de gado. 

A atividade econômica do município hoje gira em torno dessa agropecuária e da indústria de confecções, com várias pequenas e médias unidades fabris na área urbana. 

Contemplado com raras belezas naturais de rios, matas, cachoeiras e serras, o município é banhado pelos rios Verde e Itararé, e pelo grande lago da Represa de Xavantes, da hidroelétrica Duke Energy. Na margem desse lago surgiu o condomínio Angras de Antonina, com várias residências de lazer. 

A administração municipal está realizando obras de embelezamento da cidade, com novas obras de urbanização com paisagismo e jardinagem nas calçadas da principal avenida. Recentemente concluiu a reforma da estação rodoviária.  
 
Prefeito Chico Neres, D. Maria e uma moradora descerram a faixa de inauguração das 29 moradias
 
 
 
Dona Maria Neres, Chico Neres e Silvio Carniato no portão de acesso às piscinas
 
   
 

 

Compartilhar

Notícias relacionadas