Bauru vai sediar Canal Direto SP + Perto, o ‘Poupatempo das Prefeituras’

Sediada no prédio do DER, a instituição reunirá nove secretarias e 14 órgãos estaduais – A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo já deu início à licitação para a reforma do prédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Bauru. O local abrigará o que a própria pasta chama de “Poupatempo das Prefeituras”. A instituição, chamada Canal Direto SP + Perto, reunirá nove secretarias e 14 órgãos estaduais para facilitar a vida dos prefeitos de 39 municípios da região.

O anúncio foi feito no início da tarde deste domingo (21) pelo secretário Marco Vinholi, que também participou de uma reunião regional do PSDB, do qual ele é presidente estadual.

De acordo com ele, a pasta desembolsará um valor de aproximadamente R$ 9,3 milhões. A expectativa é de que o Poupatempo das Prefeituras comece a funcionar dentro de nove meses, em abril de 2020. O novo espaço deverá abrir de segunda a sexta-feira, de maneira intermitente, ou seja, não fechará para o almoço.

Ainda segundo Marco, Bauru será a primeira cidade de todo o Estado a receber o Canal Direto SP + Perto, devido à sua localização estratégica, na região central do território paulista. Em seguida, será a vez de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

Além de ajudar os prefeitos nos trâmites junto ao governo estadual, outro benefício da iniciativa diz respeito à redução de custos, que levará a uma economia de até R$ 90 milhões aos cofres públicos. “Diversas secretarias estaduais estão presentes em prédios alugados de Bauru”, justifica.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o governo Mário Covas (PSDB), mas só agora conseguiu sair do papel. “Não haverá só a reforma, afinal, nós traremos o mesmo modelo de resolutividade presente no Poupatempo”, acrescenta.

O prédio do DER possui 19 mil metros quadrados e muitas salas estão paradas. Logo, a iniciativa não deverá atrapalhar a prestação dos serviços daquele órgão estadual.

Desenvolvido por arquiteto, engenheiro elétrico e engenheiro civil do Poupatempo, o projeto pertence ao Programa Cidades Inteligentes, que visa obter rapidez em todos os trâmites envolvendo o governo estadual.

O quadro de servidores será mantido, ou seja, não haverá abertura de concurso público. O Poupatempo das Prefeituras ficará no prédio do DER, situado na avenida Cruzeiro do Sul, 13-15, próximo ao Detran, que também funciona dentro desta modalidade. (Por: Cinthia Milanez)

Notícias relacionadas