Belgas em Botucatu: Exposição comemora 50 anos

“Trabalhávamos no Congo e tivemos a oportunidade de vir para o Brasil trabalhar na área da agricultura em geral. Tenho 49 anos em Botucatu e 60 de vida, vim com a família toda e fomos umas das Foi aberta na manhã desta sexta-feira [30], no saguão de entrada da Prefeitura, a exposição fotográfica comemorativa que marca os 50 anos da imigração belga em Botucatu. Ela pode ser visitada até o dia 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. A mostra foi organizada pela Secretaria de Cultura, Centro Cultural de Botucatu [CCB] e por Priscila Vaes

Massagli, descendente dos primeiros belgas instalados em Botucatu e, presidente da Associação de Moradores da Fazenda Monte Alegre. “A iniciativa também é criar um movimento de resgate do patrimônio histórico e cultural local”, contou Priscila.

Exposição de fotos-50 anos da Bélgica em Botucatu  (8)Exposição de fotos-50 anos da Bélgica em Botucatu  (20)Exposição de fotos-50 anos da Bélgica em Botucatu  (36)Exposição de fotos-50 anos da Bélgica em Botucatu  (66)Exposição de fotos-50 anos da Bélgica em Botucatu  (80)Exposição de fotos-50 anos da Bélgica em Botucatu  (106)

“Estamos no mês em que se comemora a imigração Belga em Botucatu. Por isso realizamos a exposição”, completa o secretário de Descentralização e presidente do CCB, João Carlos Figueiroa.

A exposição traz a história da chegada dos belgas ao bairro Monte Alegre, contada pelas fotografias que revelam a trajetória dos primeiros moradores e a construção dessa comunidade. “Trabalhávamos no Congo e tivemos a oportunidade de vir para o Brasil trabalhar na área da agricultura em geral. Tenho 49 anos em Botucatu e 60 de vida, vim com a família toda e fomos umas das primeiras famílias belgas a chegar na Cidade”, explica Paul Schuereweegen.

Na ocasião, participaram do evento o cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Peter Claes e a cônsul Veronique Marounek. “Informarei do evento para a presidente Dilma Rousseff e também para o Rei e a Rainha da Bélgica, para que eles entendam a importância de criar e fortalecer laços entre os povos e as pessoas”, discursou Claes.

Para o prefeito João Cury Neto, a exposição é um gesto concreto do que representa a comunidade belga para a Cidade. “O Monte Alegre contribui para Botucatu com riquezas naturais. Estamos investindo muito lá, prova disso é investimento realizado na estrada rural do bairro”, lembra.

O secretário adjunto de Agricultura, Márcio de Campos, explicou a importância do bairro Monte Alegre para o desenvolvimento agrícola de Botucatu, através da primeira cooperativa agrícola da Cidade, criada há 50 anos. “Atualmente o bairro tem importância econômica muito grande para o Município”, salientou.
 

Serviço
Prefeitura de Botucatu
Praça Pedro Torres, nº 100 – Centro

Notícias relacionadas